Vozes do Velho Chico 2024: celebração cultural será entre os dias 6 e 8

Festival já se consolidou entre mais esperados da região e torna Piranhas palco da cultura e do protagonismo feminino
Com vasta programação entre os dias 6 e 8 e shows de Flaira Ferro e Encantaria, evento celebra arte, música, cinema e tradição nas margens do São Francisco. (Fotos: reprodução / Luiz Maximiano, Fernando S, Assessoria; reprodução – Flaira / Cláudia Dalla Nora)

Às margens do majestoso Rio São Francisco, a cidade histórica de Piranhas, em Alagoas, se prepara para um fim de semana vibrante e inesquecível com o Vozes do Velho Chico 2024.

Nos dias 6, 7 e 8 de dezembro, a celebração cultural, que já se consolidou como um dos eventos mais esperados da região, trará um mergulho na arte, música, cinema, literatura e tradições populares.

Este ano, o protagonismo feminino será o fio condutor da programação, destacando talentos que reverenciam a força, a ancestralidade e a inovação, com shows de Flaira Ferro e Encantaria.

Na sexta-feira, o evento toma forma na encantadora Vila dos Pescadores, com atividades gratuitas que envolvem toda a comunidade.

Às 15h, a oficina “Meu Boizinho” convida crianças e adultos a confeccionar bois em papel e tecido, criando laços afetivos com a cultura do Bumba Meu Boi.

Além disso, haverá exposição de literatura de cordel e, junto com a exposição, uma conversa animada com Ana Ferraz e o cordelista Altair Leal.

A programação segue para crianças grandes e pequenas com o “Vem brincar na Rua”, que promete ser uma tarde animada no anfiteatro da Vila dos Pescadores, sob o comando de Beto Pedrosa.

Já no início da noite, o esperado Cortejo do Boi do Chico movimenta as ruas da Vila, em um desfile de cores e música que celebra a alegria coletiva.

Já na Pousada Trilha do Velho Chico, o Vozes segue no sábado (7), com a Feirinha do Vozes, onde serão comercializados livros e produtos artesanais, além de reunir designers, artesãos e autores em um espaço para troca de ideias e venda de produtos únicos.

No mesmo horário, haverá a oficina Barangandão e Barquinhos, momento criativo de produzir barquinhos coloridos, enquanto se promove uma boa conversa sobre meio ambiente.

O sábado promete ser ainda mais intenso, com o charmoso Sarau de Todas as Vozes, um espaço aberto para artistas e público compartilharem poesia, música e dança.

Esse encontro íntimo e criativo transforma as margens do rio em um palco para expressões artísticas espontâneas, consolidando o festival como um verdadeiro mosaico cultural.

O evento também mergulha na sétima arte com o CineTrilha, que exibirá filmes produzidos em Alagoas.

Os filmes exibidos serão: “Imaginários Urbanos”, uma obra que mistura performance, grafite e dança, estimulando reflexões sobre a cidade de Maceió e os afetos que a atravessam; “Carta ao Camarada Jayme”, um filme-carta em homenagem a um desaparecido político de Alagoas durante a ditadura civil-militar de 1964; e “Ana Parideira”, um curta de Juliana Barreto que aborda a maternidade compulsória, questionando a redução da mulher ao papel de mãe.

Cartazes de “Ana Parideira”, um curta de Juliana Barreto que aborda a maternidade compulsória, e “Carta ao Camarada Jayme”, um filme-carta em homenagem a um desaparecido político de Alagoas durante a ditadura de 1964. (Foto: reprodução / divulgação)

Recentemente premiado com Melhor Audiodescrição no 10º Festival VerOuvindo, o filme se destaca por sua profundidade e sensibilidade.

Ainda no sábado, a edição do Vozes 2024 celebra a pluralidade dos ritmos nordestinos e o protagonismo feminino.

Às 19h, o palco será da cantora pernambucana Flaira Ferro, que encantará o público com seu repertório poético e visceral, repleto de mensagens sobre liberdade e autoconhecimento.

Flaira será acompanhada pela violeira Laís de Assis, cuja maestria na viola de dez cordas promete momentos de pura emoção.

Às 20h30, o grupo Encantaria assume a cena com seu espetáculo de ritmos como coco de roda, ijexá e forró, conectando o público às raízes da cultura popular nordestina.

E para encerrar a noite, o retorno do Boi do Chico sela o festival com um clima de celebração coletiva.

Mas, engana-se quem pensa que a programação do Vozes deste ano terá apenas dois dias.

Para quem busca uma experiência além do festival, o domingo, dia 08, reserva a encantadora Trilha do Trem; um passeio pela antiga Estrada de Ferro Paulo Afonso, guiado pelo historiador Felipe Vieira, do Entre Serras.

A caminhada combina história, natureza e cultura, encerrando o fim de semana com chave de ouro.

O Vozes do Velho Chico é realizado pela Pousada Trilha do Velho Chico e produzido pelo Instituto Boibumbarte de Cultura.

O empresário Flávio Ferraz ressalta que todo o fim de semana será uma celebração da força cultural e da beleza natural do rio que dá nome ao Vozes do Velho Chico.

“Com uma programação rica e diversa, o encontro reafirma a cidade de Piranhas como um polo de resistência e criatividade no coração do Nordeste”.

“Prepare-se para vivenciar momentos únicos em um cenário que é pura poesia”, pontua o empresário e realizador do evento.

Serviço

Datas: 6, 7 e 8 de dezembro (sexta e sábado e domingo);

Locais: Vila dos Pescadores e Pousada Trilha do Velho Chico, em Piranhas;

Ingressos: Sexta-feira, atividades gratuitas.

Ingressos para sábado via Sympla e Instagram (@vozesdovelhochico);

Realização: Pousada Trilha do Velho Chico;

Produção: Instituto Boibumbarte de Cultura.

Sidinéia Tavares — assessoria

Leia também