Grupo de AL no maior festival de teatro de bonecos do Leste Europeu

Trupe Canguelê será única entre companhias brasileiras no “Vistas de Ryazan”, na Rússia, com “Folguedos das Alagoas”
Folguedos das Alagoas leva as cores e ritmos da cultura popular para o maior festival de teatro de bonecos do Leste Europeu. (Foto: reprodução / divulgação)

A cultura alagoana ganha mais uma vez projeção internacional inédita.

A Trupe Canguelê – Teatro de Bonecos de Alagoas foi selecionada como a única representante do Brasil no XX Festival Internacional de Teatros de Bonecos “Vistas de Ryazan” (Ryazanskie Smotriny), entre os dias 12 e 18 de setembro de 2025, na Rússia.

Considerado o maior e mais prestigiado evento do gênero no Leste Europeu, o festival reunirá companhias de mais de 20 países para celebrar seus 30 anos de história.

O grupo apresentará o espetáculo “Folguedos das Alagoas – Sentimentos e Expressões da Nossa Gente” no projeto especial “Oriente+”, dividindo palco em que estarão companhias tradicionais como o Teatro de Pingyang, da China, com 900 anos de história.

A montagem reúne manifestações culturais como Pastoril, Fandango, Guerreiro, Bumba-meu-boi e Coco Alagoano, com bonecos confeccionados integralmente com materiais recicláveis pelo artesão e bonequeiro Daniel Silva, unindo tradição, sustentabilidade e alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Esta seleção representa não apenas o reconhecimento internacional da nossa arte, mas a capacidade de Alagoas dialogar culturalmente com o mundo através de suas tradições mais autênticas”, destaca o diretor do grupo, Ricardo Camilo.

Para a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, o feito é um marco para o Estado.

“A seleção da Trupe Canguelê para este festival é motivo de orgulho para todos nós”.

“Eles levam para a Rússia a essência da nossa cultura popular, com criatividade e representatividade”.

“É a prova de que a arte feita em Alagoas tem qualidade para dialogar com o mundo e emocionar públicos de diferentes culturas”, destacou a gestora.

Fundada em 2021 e dirigida por Ricardo Camilo, a Trupe Canguelê já participou de eventos culturais na Argélia, Honduras e Sérvia, se consolidando como uma referência no teatro de bonecos brasileiro.

Em 2024, com o apoio do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, foi o único grupo brasileiro selecionado para o Festival Folk Cantanhede, em Portugal, onde se apresentou para mais de 5 mil espectadores.

Daniel Borges / ASCOM Secult com Assessoria

Leia também