O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 é “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
“Como sempre, não foi um tema óbvio.
Nunca é aquilo que está muito na mídia, então é bem a cara do Enem. De certa forma, era esperado por não ser um tema óbvio” Daniela Toffoli, do Curso Anglo.
Professores comentam a redação do Enem 2024
Felipe Rico, assessor pedagógico da plataforma Redação Nota 1000, avalia que o tema não era tão esperado, mas considera que alunos que se prepararam bem antes do exame podem não ter sido pegos de surpresa.
Segundo ele, a frase temática é abrangente e permite aos candidatos abordar diversos assuntos relacionados à herança africana, como aspectos religiosos, histórico escravocrata do país.
Danielle Capriolli, professora e coordenadora de língua portuguesa do Ensino Médio da Escola Bilíngue Pueri Domus, diz que o tema é essencial e oportuno, permitindo um momento de reflexão sobre cultura, história e contribuições africanas como aspectos fundamentais para a cultura brasileira.
A primeira prova da edição é aplicada neste domingo (3) em mais de 10 mil locais de aplicação.
Além da redação, os candidatos respondem 45 questões de linguagens e outras 45 de ciências humanas.
No próximo domingo (10), será a vez da prova de matemática e ciências da natureza.
O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior, e permite ao candidato pleitear vagas em universidades públicas e privadas de todo o país.
Mais de 4,3 milhões tiveram suas inscrições confirmadas para a edição, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame.
Confira o tema da redação do Enem em outros anos
Enem 2023 – “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”
Enem 2022 – “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”
Enem 2021 – “Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”
Enem 2020 – “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”, na versão impressa; e “O desafio de diminuir a desigualdade entre regiões no Brasil”, na digital.
Enem 2019 – “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”
Enem 2018 – “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”
Enem 2017 – “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”
Enem 2016 – “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”
Enem 2015 – “A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira”
Enem 2014 – “Publicidade infantil em questão no Brasil”
Candidato empurrado
Os portões para a realização do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (3), fecharam às 12h em Mato Grosso.
Em uma universidade de Cuiabá (MT), um dos candidatos rolou e foi “empurrado” por baixo do portão no momento do fechamento e conseguiu, por questão de segundos, participar do primeiro dia da prova. (assista acima)
Após o “empurrão”, voluntários e pessoas que estavam na porta da universidade comemoraram a entrada do candidato.
Os participantes podem sair a partir das 14h30, mas sem caderno de questões. Só poderá sair com a prova em mãos a partir das 17h.
Já o encerramento do teste é às 17h30.
Logo após o encerramento das provas o G1 (responsável por estas reportagens) fará a correção das questões ao vivo e com o gabarito extraoficial das 90 questões.
Como usar a nota do Enem?
As notas do Enem 2024 podem garantir vaga em instituição de ensino superior pública ou privada brasileiras e até em faculdades fora do país. Confira como podem ser utilizadas em cada situação:
Sisu: O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o meio pelo qual o Ministério da Educação (MEC) seleciona estudantes para vagas em cursos de ensino superior de instituições públicas.
Para concorrer a uma vaga, o candidato precisa estar dentro da nota de corte do curso em questão, ou seja, precisa ter obtido uma nota igual ou maior à nota mínima definida para aquele curso.
Prouni: O Programa Universidade para Todos (Prouni) é uma iniciativa do Ministério da Educação que oferece bolsas integrais e parciais em faculdades particulares.
Fies: O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo federal que paga parte das mensalidades de estudantes em universidades e faculdades privadas, com a contrapartida de os beneficiários quitarem o financiamento após a formatura.
O crédito pode cobrir total ou parcialmente a mensalidade do curso.
Para se inscrever, é preciso ter feito o Enem.
Instituições privadas: Muitas instituições de ensino superior também oferecem desconto nas mensalidades usando a nota do Enem.
Geralmente, o candidato não precisa prestar um vestibular próprio da universidade.
O ideal é procurar a instituição para saber se oferecem bolsas e descontos conforme a nota no exame e quais são os requisitos.
Universidades internacionais:
O Ministério da Educação possui acordo com algumas instituições em países como Portugal, Inglaterra, França, Irlanda e Canadá, que aceitam o Enem no seu processo seletivo.
Em alguns casos, a instituição pode exigir que o interessado passe pelo processo seletivo local.
É preciso pesquisar diretamente no site das universidades.
Ônibus em Tocantins
Estudantes de Lizarda, região leste do Tocantins, passaram um sufoco no caminho para o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (3).
Isso porque eles fazem a prova na cidade de Novo Acordo e durante o trajeto o ônibus escolar em que estavam atolou na lama.
Para seguir viagem tiveram que sair e empurrar o veículo.
O momento foi registrado em vídeo pelos estudantes.
Nas imagens, é possível ver vários alunos na traseira do veículo, tentando retirá-lo da lama. Amanda Reis terminou o ensino médio e vai fazer a prova neste domingo.
Ela presenciou todo o ocorrido e contou ao G1 que estavam na metade do caminho quando o ônibus atolou.
“Lizarda é uma cidade do interior bem distante, as estradas são bem precárias”.
“Essa situação bem no dia do Enem acaba desanimando nós (sic) estudantes”.
“Passar por essa situação foi bem angustiante e estressante, pois fiquei com medo de perder a prova que decidirá o meu futuro”, disse.
O G1 solicitou informações sobre o caso para a Prefeitura de Lizarda, mas não teve retorno até a publicação da matéria.
O ônibus saiu de Lizarda às 3h40 e por volta das 6h50 atolou no meio do caminho.
Os estudantes conseguiram tirar o veículo da lama e chegaram a Novo Acordo às 8h30.
A prova do Enem começa 13h30.
Segundo Amanda, não há provas do Enem em Lizarda e os alunos precisam ir à Novo Acordo ou para Palmas, capial do estado, fazer o exame.
“Como Novo Acordo é mais perto optamos por lá”.
“O município também oferece o ônibus”.
“Portanto é mais adequado escolhermos Novo Acordo”, contou.
G1; Victória Oliveira, Stephane Gomes* — G1 / MT; Stefani Cavalcante, Glenda Barros — G1 / Tocantins