Renda-Se Moda Festival 2024 começa nesta terça-feira (17)

O maior evento de moda autoral e artesanal do Nordeste leva para passarela 30 estilistas profissionais, estudantes de moda e designers
Um dos salões do Espaço Armazém, no Jaraguá, que abrigarão o Renda-Se Moda Festival: maior evento de moda autoral/artesanal do Nordeste, e dedicado especialmente ao filé, tipologia típica do litoral do Estado, Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas, homenageia este ano a estilista alagoana Maria Cândida e a cantora Rita Lee. (Foto: reprodução / divulgação)

Nos dias 17, 18 e 19 de setembro os salões do Espaço Armazém, no Jaraguá, estarão abertos para o Renda-Se Moda Festival, o maior evento de moda autoral/artesanal do Nordeste, com foco na preservação do filé como símbolo de alagoas que detém o maior número de manualidades do País, projeto este ano homenageia a estilista alagoana Maria Cândida e Rita Lee

Criado em 2020, o Renda-Se Moda Festival nasceu com o objetivo de manter viva e exaltar a tradição da renda alagoana, especialmente o filé, tipologia típica do litoral do Estado, Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas.

Feito sob uma rede de fios que remete sua origem de reaproveitamento de redes de pesca, o bordado filé se inseriu nas comunidades às margens das lagoas e com o tempo se transformou em fonte de renda e beleza.

O Renda-se nasceu sob esse desejo em fortalecer e resgatar tradições e gerar demandas para que este ofício se torne vivo para as novas gerações.

A partir de um edital lançado no mês de abril, criadores profissionais, estudantes e designers de acessórios são incentivados pelo Renda-Se Moda Festival a criarem projetos de coleções que obrigatoriamente incorporem o filé e outras manualidades em suas criações.

Os selecionados recebem aporte para realizar as coleções que serão lançadas durante a programação do evento.

A edição 2024 conta com 19 estilistas profissionais, 10 estudantes e 5 designers de acessórios, avaliados por um júri especializado que elegerá a melhor apresentação em cada categoria.

Estilista e designer de acessórios receberão o prêmio de R$ 16 mil e estudante R$ 8 mil.

A edição 2024 comemora ainda um recorde de inscritos, “350 coleções foram submetidas – entre estilistas profissionais e estudantes e designers de acessórios e pela primeira vez foram aceitas inscrições de estilistas de outros estados do Nordeste, sendo selecionados 2 criadores Pernambucanos.

Temos muito a comemorar nesta edição”, avalia Alina Amaral, Produtora Executiva do Renda-se e estilista.

O Renda-Se Moda Festival conta com patrocínio master do Magazine Luiza, apoio cultural do SEBRAE Alagoas, Maceió Shopping, Magazine São Paulo e Setur (Secretaria de Turismo do Estado de Alagoas) e apoio das artesãs do Inbordal (Instituto Bordado Filé de Alagoas).

“Mais do que um evento ou um concurso, o Renda-se é um movimento”.

A ideia é valorizar a economia criativa e reforçar a importância de uma cadeia produtiva ética e limpa, que respeita a matéria-prima e, especialmente, os artesãos”, afirma Fábio Elias, representante do Magalu.

Programação – No dia 17, às 20hr, a imprensa e convidados serão convidados a conhecer a cenografia que este ano será assinada pelo designer, Diretor Criativo do Renda-se,  Rodrigo Ambrósio que transformará o antigo galpão de açúcar em uma grande galeria de arte, artesanato com as exposições Designers Renda-se 2024 – que apresenta as 5 Coleções dos Designers de Acessórios selecionados pelo edital,  a Exposição “Rendar, Bordar e Pulsar” que reúne importantes nomes das artes e artesanato alagoano e a instalação móbile “Rede Pulsante” que destaca algumas das principais tipologias  de rendas e bordados, este em parceria com o Sebrae de Alagoas.

A abertura do projeto contará ainda com uma apresentação musical com artistas alagoanos, entre eles, Mestre Gama, Lari Gleiss e Dinho Zampier que serão ambiência para a gravação de um Fashion Film que irá registrar o lançamento da Coleção Tempo da estilista Alina Amaral.

No dia 18, às 20h, desfilarão os 19 selecionados na categoria profissional. E finalizando o evento, no dia 19, às 20h os 10 selecionados na categoria estudante.

Entre outros, na passarela do projeto, além de modelos profissionais, convidados como:

Maria Paula Maia (modelo e criadora de conteúdo)

Giovanna Pitel (assistente social e BBB 2024)

Wanderson Medeiros (chef do Picuí)

Ivana Iza (atriz e produtora)

Diego Barros (artista plástico)

Kaká Marinho (influencer e turismóloga)

Lucia Bastos (designer de acessórios)

Aline Angeli (jornalista e ceramista)

Tamara de Vicq (artista, modelo e turismóloga)

Maria Juliana Lyra (arquiteta e artista)

Clessi Cardoso (consultor de marketing)

Maju Shani (drag queen, cantora e compositora)

DESFILES NA ORDEM DE ENTRADAS

Categoria Profissionais dia 18/09, às 20h

  1. Ariane Pita
  2. Giulio Marques
  3. Marciano
  4. João Alano
  5. Paulo Lemmer
  6. Jonhson Alves
  7. Augusto Christorff
  8. Maria Alice
  9. Milena Rayssa
  10. Florise Guimarães
  11. Paulyssia
  12. Lyah
  13. Giselle Vicente
  14. Rildo Nonato
  15. Alda Gomes
  16. Leticia Abreu
  17. Gabryella Azevedo
  18. Aliny Rose
  19. Mara Carolina

Categoria Estudantes – dia 19/09 às 20h

  1. Marislayne Barbosa
  2. Tobias Barros
  3. Lara Maria
  4. Ananda Soares
  5. Diego Pereira
  6. Rubia Safira
  7. Manuela Firmino
  8. Rebeka Meirellys
  9. Melyssa Marcelino
  10. Sophia Maria

SERVIÇO

Evento: Renda-se 2024

Dia: 17/09 – abertura para convidados

18/ 09 – desfiles estilistas profissionais

19/09 – estudantes

Local: Espaço Armazém – Jaraguá

Horário: 20h

Acesso aos desfiles através de sorteio nas redes sociais do projeto: @redasealagoas

O que acontece:

  • 30 desfiles de moda
  • Exposições de Arte e Design
  • Apresentações Culturais
  • Performances

Leia também