Ministério lança aplicativo para bloquear celular roubado

Para os responsáveis pela proposta, aplicativo, após o roubo do aparelho, "transforma em metal inútil"
Aparelho celular: iniciativa visa inibir ação de ladrões e de quem compra telefones roubados, segundo o secretário-executivo do MJ, Ricardo Cappelli. (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançará, na próxima terça-feira (19), um aplicativo que promete bloquear as funções de aparelhos celulares roubados instantaneamente, transformando-os em “pedaços de metal inútil” a fim de inibir a ação de ladrões. A informação é da CNN Brasil.

O aplicativo se chamará Celular Seguro e permitirá aos usuários o bloqueio da linha telefônica e dos acessos às contas de bancos e aos serviços que estiverem cadastrados no aparelho. O usuário poderá realizar o acesso ao app por meio de outro celular – que precisa estar cadastrado antecipadamente – para apertar um ‘botão de emergência’ e alertar a Anatel e as instituições bancárias sobre o roubo.

“O aplicativo funciona como um atalho, um botão de emergência. O bloqueio inibe a receptação por quem compra o celular de origem duvidosa. Não vai mais [ocorrer], o que desestimula o roubo. A pessoa não vai ter coragem de vender se não terá acesso às informações, dados bancários, nada. Esse aplicativo transforma o celular em um pedaço de metal inútil”, disse o Secretário-Executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, à CNN Brasil.

Brasil 247 citando CNN Brasil

Leia também