O curso de capacitação em cinema, Sala de Roteiros, realizado pela produtora alagoana Aguda Cinema com incentivo do Governo de Alagoas, abriu inscrições gratuitas para o “Farol Lab”, primeiro laboratório de desenvolvimento de argumentos para projetos longa-metragem exclusivamente alagoanos.
As inscrições podem ser feitas através deste link e estarão abertas até o dia 25/08 ou até atingir os 40 projetos inscritos.
O laboratório será realizado de maneira híbrida (presencial e remoto), contando com consultorias e masterclass que se iniciam no dia 14 de outubro.
Serão selecionados cinco projetos que participarão de uma oficina de 20h e terão consultorias grupais e individuais com um dos principais consultores de roteiro do país, o Aleksei Abib.
O objetivo através do laboratório é que os projetos desenvolvam suas ideias com a companhia de um especialista, preparando os filmes para as próximas etapas de desenvolvimento e captação.
Além das tutorias, os projetos selecionados terão reuniões extras para impulsionar o desenvolvimento deles.
A participação no laboratório é exclusiva para projetos de roteiristas residentes em Alagoas pelos últimos dois anos.
Os selecionados serão escolhidos com base no material escrito sobre o projeto, sendo o currículo do proponente apenas um critério de desempate. Qualquer projeto criado por alagoanos pode participar, desde que seja de ficção (pode ser live action, animação, híbrido etc.).
A seleção será feita de maneira independente por curadoras de outros Estados, a partir de apoio do Projeto Paradiso.
As capacitações oferecidas na terceira edição do Sala de Roteiros continuarão acontecendo nos meses de setembro e outubro, sendo o Farol Lab uma iniciativa dentro do curso.
O Sala de Roteiros é produzido com financiamento do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e Ancine, através do Fundo de Desenvolvimento de Ações Culturais (FCAD) – V Prêmio de Incentivo à Produção Audiovisual em Alagoas, lançado pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult), e conta com apoio do Sebrae – AL. Além disso, o laboratório conta com apoio do Projeto Paradiso.
Tutorias
Aleksei Abib é diretor, roteirista, escritor e um dos principais consultores de roteiro do país. Assina, entre outros, os roteiros de “A Via Láctea” (46ª. Semaine de la Critique, Festival de Cannes), e da novela “Água na Boca”, Band.
É um dos script-doctors mais requisitados do país, com destaque para “Elena”, de Petra Costa (Pré–indicado ao Oscar, 2015); “De Menor”, de Caru Alves de Souza (Melhor Filme – Festival do Rio, 2013); “Mulher Oceano”, da atriz e diretora Djin Zganzerl (Melhor Filme Estrangeiro, Porto Femme Intl Film Festival, Melhor Filme), o blockbuster “Mais Forte que o Mundo”, de Afonso Poyart, e “Eduardo e Mônica”, de René Sampaio, entre outros.
Foi consultor do Laboratório Novas Histórias (2009 a 2013), líder e consultor de diversos núcleos criativos no país, entre os quais o Núcleo do Crime, de Karim Aïnouz, e analista de projetos no Programa Ibermedia, em Madrid.
É um dos autores convidados do livro “Profissão Repórter”, da Editora Planeta, em colaboração com a Rede Globo de Televisão.
Foi ainda um doas três consultores nacionais do Projeto Paradiso em 2019, e é professor convidado da EICTV, Escuela Internacional de San Antonio de los Baños, Cuba, desde 2017.
Seu projeto mais recente é o longa documental “Você Não É Um Soldado”, da diretora Maria Carolina Telles, no qual assina o roteiro e a co-direção: World Premiere no Hot Docs 2021, Ca; Melhor Documentário, DOCS VALÈNCIA, Espanha, 2021; Special Mention, DOCS (MX), Ciudad de Mexico, 2021; que estreou na HBOMAX BRASIL em abril de 2022.
Atualmente desenvolve a adaptação para cinema da obra “A Hora dos Ruminantes”, de J. J. Veiga, do diretor e roteirista André Meirelles Collazo (contemplado no PROAC- Desenvolvimento de Longas 2020). “O TEMPLO” (premiado no PROAC- Categoria Romance, 2020), com lançamento em julho de 2022, é seu primeiro romance. É mentor do projeto “Campo Amor Rocha”, de Yuri Peixoto, da Incubadora Paradiso, edição 2019.
O laboratório ocorrerá de forma híbrida, sendo a parte online com mais dois encontros com o consultor e masterclasses sobre roteiro com outros profissionais.
Já no momento presencial, terá o “Curso de estrutura do roteiro” também ministrado pelo Aleksei.
Programação Sala de Roteiros e Farol Lab
ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO E MOVIE MAGIC, com Pethrus Tibúrcio (PE)
Datas: 2 a 6 de setembro de 2024
A assistente de direção é peça chave no processo de realização de qualquer filme.
É ela a responsável por mediar o desejo da direção com as possibilidades promovidas pela produção.
O curso Assistência de Direção e Movie Magic abre a oportunidade de detalharmos as dinâmicas do departamento de Direção e de uma equipe de filmagem sob a ótica de uma assistente de direção.
As aulas vão desde a primeira leitura de um roteiro às documentações de um filme, passando pela relação com o elenco, o plano de filmagem, e, é claro, o Movie Magic Scheduling.
De forma prática, a oficina de MMS também preparará a turma para utilizar esta que é a principal ferramenta de qualquer AD.
CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS EM SÉRIES, com Alice Marcone (SP)
Datas: 23 a 26 de setembro de 2024
O curso visa discutir o que é uma personagem no roteiro audiovisual e quais mecanismos podemos usar para construir diferentes tipos de personagens em diferentes tipos de séries.
Tudo isso a partir de conceitos da dramaturgia, da história da arte, da teoria fílmica e literária, proporcionando recursos para os alunos pensarem mais conscientemente sobre o desenvolvimento de seus personagens.
O objetivo das aulas é promover uma abordagem teórica para o processo de construção de personagens em séries.
Com exposição de conceitos, decupagem das séries selecionadas e debates sobre os temas levantados pela professora e pela sala, o curso oferecerá recursos teóricos para que os alunos tenham mais domínio sobre a construção de qualquer personagem em qualquer formato de série.
Datas: 2 a 6 de setembro de 2024
A assistente de direção é peça chave no processo de realização de qualquer filme. É ela a responsável por mediar o desejo da direção com as possibilidades promovidas pela produção.
Lícia Souto / Assessoria — com ASCOM / Secult