Franz Beckenbauer, lenda do futebol mundial, morre aos 78 anos

Beckenbauer foi um dos três no mundo a ganhar uma Copa como jogador e técnico, junto com Zagallo e Didier Deschamps
Beckenbauer, o Kaiser - como era conhecido - pela garra aliada à elegância em campo, morreu aos 78 anos: saúde debilitada, segundo a família. (Foto: reprodução)

O ex-jogador de futebol alemão Franz Beckenbauer morreu aos 78 anos neste domingo (07), informou a DPA, uma agência de notícias do país. 

A família confirmou a morte em comunicado nesta segunda-feira (08). 

Beckenbauer morreu em paz enquanto dormia, de acordo com a nota. 

O ex-atleta vinha enfrentando problemas de saúde nos últimos meses. 

No fim de dezembro, o irmão dele falou ao jornal alemão “Der Spiegel” e confirmou que o estado de saúde dele era bastante instável. 

Segundo a reportagem, ele passou por duas cirurgias cardíacas e havia perdido a visão de um dos olhos. 

Capitão de seleção campeã 

Beckenbauer foi um dos maiores jogadores de todos os tempos. 

Conhecido como o “kaiser” (expressão derivada da palavra látina “césar” – e como eram chamados integrantes da realeza, no período em que a Alemanha era monarquia), ele foi capitão da seleção alemã vencedora da Copa de 1974 e novamente como técnico, em 1990. 

O clube com o qual ele é mais identificado é o Bayern de Munique. Pelo Bayern, foi campeão da Liga dos Campeões em 3 ocasiões (1973-74, 1974-75 e 1975-76). 

Ao sair do clube alemão, foi jogar ao lado de Pelé no New York Cosmos, dos Estados Unidos. Ele parou de jogar em 1984. 

Carreira como treinador 

Logo após a aposentadoria como jogador, ele se tornou treinador da seleção alemã. Como técnico, chegou à final da Copa de 1986 e venceu o torneio de 1990. 

do Olympique de Marseille e do Bayern de Munique. Também ocupou cargos na Federação Alemã e na Fifa. 

Beckenbauer foi um dos três no mundo a ganhar uma Copa como jogador e técnico (na Copa da Alemanha em 1974 e da Itália em 1990). Os outros dois são: 

Zagallo, que morreu na última sexta-feira (05), ganhou como jogador as Copas de 1958 e 1962, como técnico a de 1970 e era coordenador em 1994. 

Didier Deschamps (1998, na França, e 2018 na Rússia). 

Investigação na Suíça 

Beckenbauer foi parte do grupo que protocolou a candidatura da Alemanha para a Copa de 2006 e, depois, foi do comitê de organização do torneio. 

Em 2017, o Ministério Público da Suíça abriu uma investigação para saber se a Alemanha comprou o direito de sediar a Copa de 2006. Beckenbauer foi investigado pelos promotores. O caso prescreveu antes de chegar a uma conclusão. 

Além disso, em 2014, ele foi suspenso da Fifa por 90 dias porque não cooperou com investigações sobre as escolhas das sedes das Copas de 2018 e 2022.

Leia também