VÍDEO: FAF libera áudio da análise de gol do CRB — a polêmica da final

Entendimento foi de que a bola bate no braço de jogador do ASA; material vai para a Comissão Nacional de Arbitragem
Imagem frisada (paralisada) do momento decisivo e a cabine do árbitro de vídeo: segundo a Federação, “o material, que apresenta os lances revisados durante a partida, será encaminhado para análise da Comissão Nacional de Arbitragem, garantindo transparência e aperfeiçoamento dos processos”. (Foto: reprodução)

A Federação Alagoana de Futebol (FAF), através da Diretoria de Arbitragem disponibilizou os vídeos do árbitro assistente de vídeo (VAR) da final do Campeonato Alagoano 2025, disputada entre CRB e ASA, no último sábado (15).

A divulgação oficial da troca de mensagens entre o árbitro de campo e o assistente de vídeo (VAR), por meio da comunicação eletrônica (áudios), bem como as imagens das jogadas se deu na última segunda-feira (17).

De acordo com a Federação, “o material, que apresenta os lances revisados durante a partida, será encaminhado para análise da Comissão Nacional de Arbitragem, garantindo transparência e aperfeiçoamento dos processos”.

Ao tornar público o material, a federal destacou três jogadas consideradas decisivas para o resultado da partida: duas referentes a possíveis casos de o jogador atacante pudesse estar em impedimento e a mais questionada, tanto pela crônica esportiva quanto por torcedores, a da bola dividida entre atacante do CRB e jogador Tibiri, do ASA.

O questionamento foi de que a bola teria batido na mão do atacante; o que invalidaria a jogada.

Mas, pela avaliação do VAR, a bola tocou na mão do jogador do ASA.

Em circunstâncias normais, isso resultaria em penalidade máxima, porém, como o resultado foi o gol, fica valendo este, porque a marcação do pênalti prejudicaria o time que estava no ataque.

Segue o material divulgado pela federal.

Confira a seguir o conteúdo disponibilizado ao público do futebol:

Situação Protocolar: checagem para possível posição de impedimento (traçar linhas).

Decisão: Gol legal

Situação Protocolar: checagem para possível posição de impedimento (traçar linhas).

Decisão: Impedimento/Não gol

Situação Protocolar: checagem de gol e APP para possível situação de regra 12 (mãos).

Decisão: Gol legal

Com informações — Federação Alagoana de Futebol (FAF)

Leia também