Espetáculo “Severinos: Morte e Vida” traz releitura contemporânea do clássico

Apresentação gratuita no Espaço Armazém traz a assinatura do Grupo Teatral Gajuru, parceiro da produção
Cartaz eletrônico (banner) da apresentação, que marca encerramento de um dos Módulos da Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL): resgate da essência da obra original, como desigualdade e luta, mas trazendo o "Severino" para o contexto atual de Alagoas. (Foto: reprodução)

Nos dias 12 e 13 de novembro, às 20h, o Espaço Armazém, no histórico bairro de Jaraguá, vai receber a estreia do espetáculo “Severinos: Morte e Vida”.

Sob a direção de Waneska Pimentel, o espetáculo é uma adaptação da obra-prima “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto, e marca o encerramento do Módulo III da Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados pelo site Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/severinos-morte-e-vida/2721320) neste sábado, 9 de novembro, a partir de 12h.

A montagem traz a assinatura do Grupo Teatral Gajuru, parceiro da produção e responsável por inserir uma forte identidade local à narrativa.

A peça resgata a essência da obra original ao abordar temas universais de desigualdade e luta, mas transporta o “Severino” para o contexto atual de Alagoas, criando uma ponte entre passado e presente.

Com um enfoque nas vivências dos “Severinos” de hoje, a direção coloca em cena questões sociais e culturais que refletem o cotidiano dos alagoanos, tocando em dilemas que permanecem atuais.

A direção de arte de Alex Cerqueira contribui para o impacto visual do espetáculo, combinando figurinos e cenários que misturam referências culturais de Alagoas com toques contemporâneos.

Já na direção musical, o professor Rodrigo Cardoso, da Atto Academia de Arte e da Escola de Música Villa Lobos, dá vida a uma trilha sonora que resgata as raízes da música nordestina, incorporando influências modernas que dialogam com a proposta do espetáculo.

Esse trabalho sonoro enriquece a narrativa, proporcionando ao público uma experiência sensorial imersiva que transcende o tempo e o espaço, unindo tradição e contemporaneidade.

“Severinos: Morte e Vida” reforça a força poética da obra de João Cabral, resgatando as discussões sobre identidade, resistência e pertencimento em uma Alagoas em constante transformação.

Com uma narrativa que convida à reflexão sobre as adversidades e esperanças de trabalhadores e migrantes, a peça se torna uma expressão da luta por dignidade e justiça social.

Serviço:

  • Espetáculo: “Severinos: Morte e Vida”
  • Datas: 12 e 13 de novembro
  • Horário: 20h
  • Local: Espaço Armazém, R. Sá e Albuquerque, 367 – Jaraguá, Maceió – AL
  • Entrada: Gratuita (ingressos disponíveis no Sympla no sábado 09 de novembro a partir de 12h – https://www.sympla.com.br/evento/severinos-morte-e-vida/2721320)

Leia também