Definida sede dos Jogos Pan-Americanos de 2027

Embate final era entre Lima, no Peru, e Assunção, no Paraguai – venceu a capital peruana
Símbolo da entidade organizadora e delegação, em cerimônia de abertura de competição: esta será a segunda vez que a capital peruana recebe evento multiesportivo, apenas oito anos depois de ser sede dos jogos pela primeira vez. (Foto: reprodução)

A cidade de Lima foi escolhida como sede dos Jogos Pan-Americanos de 2027 após votação de 56 membros da Panam Sports, nesta terça-feira (12).

Esta será a segunda vez que a capital peruana sedia o evento multiesportivo, apenas oito anos depois de ser sede dos jogos pela primeira vez.

A definição surge depois de a cidade colombiana de Barranquilla ter sido destituída do direito de acolher o evento devido a atrasos nas transferências financeiras.

O embate para saber quem sediaria o evento ficou entre Lima e Assunção.

Após os dois candidatos apresentarem suas próprias propostas, os estados membros do Pan votaram para decidir quem seria o país-sede dos Jogos de 2027.

No final, por placar apertado, os peruanos venceram por 28 a 24 e será a sede do evento pela segunda vez. na história.

Sem vencer a votação, o Paraguai se contenta em sediar os Jogos Pan Juniores de 2025 em sua capital, tendo vencido na votação contra a cidade colombiana de Santa Marta.

“Quero destacar a transparência do processo e a irmandade de ambas as nações que competiram de forma saudável pelo direito de sediar os Jogos Pan-Americanos de 2027”, declarou Neven Ilic, presidente da Panam Sports.

“Quero parabenizar Lima, o Comitê Olímpico Peruano, seu presidente Renzo Manyari e todo o Peru por esta tremenda conquista”, acrescentou.

“Há alguns anos fizeram vibrar um continente inteiro e hoje, com mais experiência e uma infraestrutura espetacular, querem repetir ou melhorar o sucesso alcançado em 2019”.

Leia também