Nove jovens, entre eles quatro menores de idade, foram localizados em Penedo, interior de Alagoas, nessa quarta-feira (24) morando em uma casa em condições precárias.
Eles relataram que deixaram seus estados com a promessa de jogar na equipe sub-20 do Sport Club Penedense.
O presidente do clube de futebol negou que houvesse qualquer negociação com empresários.
A denúncia foi recebida pelo Conselho Tutelar e informava que os jovens estavam morando em condições insalubres.
O local não tinha cadeira para sentar-se, os meninos dormiam em colchões no chão, a casa estava muito suja, sem geladeira e sem TV.
“Um local totalmente desconfortável para eles”, disse a conselheira Giovania Fagundes.
Os conselheiros foram recebidos com agressividade por uma pessoa que disse ser responsável pelos atletas, porém se recursou a entregar a documentação dos meninos.
Diante da situação, a Polícia Militar foi acionada e os conselheiros procuram também a Polícia Civil para formalizar a denúncia.
Os jovens foram levados para o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) e ouvidos pelo delegado regional Rômulo Andrade.
Eles disseram que vieram do Pará e de São Paulo com a promessa de jogar futebol em Alagoas.
“Entramos em contato com os pais dos jovens, todos eles confirmaram que tinham dado essa autorização para eles viajarem para jogar futebol aqui em Alagoas”.
“Então trouxemos as pessoas que estavam responsáveis por eles aqui, cobramos deles providências em relação às acomodações porque, caso contrário, eles não poderiam permanecer na cidade”, disse o delegado.
Diante da autoridade policial, houve um acordo para que os meninos retornem para suas casas o mais breve possível.
“Eles permanecem na casa porque, naquele momento, não tinha como levá-los de lá”, disse a conselheira Simone Vasconcelos.
“Eles moram em lugares e estados diferentes e o empresário se comprometeu a providenciar as passagens”.
“Eles retornaram para onde eles estavam e ficou acordado que até no máximo terça-feira eles irão embora da cidade de Penedo”.
O presidente do Sport Club Penedense, Aérton Reis, também esteve no Cisp para esclarecer a situação.
“O nosso clube nunca fechou contrato com empresários para trazer jogadores aqui para a nossa cidade”.
“E o pior, sendo a denúncia que chegou ao Conselho Tutelar, em condições degradantes”.
“O quão é trágica essa situação de acreditar em empresários que só visam o dinheiro e não têm escrúpulo nenhum em relação à condição em que vai estar trazendo o atleta”, lamentou o presidente.