Música erudita e de graça

Orquestra Filarmônica de Alagoas se apresenta de graça em Arapiraca nesta quarta (29)
Orquestra Filarmônica de Alagoas e a missão de facilitar acesso à música erudita: preços o mais acessíveis possível, mais cotas de meia-entrada e outros meios para alcançar mais pública. (Foto: assessoria)

A Orquestra Filarmônica trará música de qualidade – e acessível ao público – em apresentação em Arapiraca, nesta quarta-feira (29), trazendo pela primeira vez no Estado o “Concerto de Aranjuez”.

A Orquestra Filarmônica de Alagoas tem como missão facilitar cada vez o acesso aos seus concertos, baixando o máximo possível os valores dos ingressos, aumentando a cota de meias-entradas e afins, visto que são altos os custos de produção de uma apresentação como essa. Agora, graças a Lei Federal de incentivo à cultura Lei Rouanet PRONAC 212268, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, vai poder realizar essa série de concertos, não com ingressos a preços populares, mas sim gratuitos.

Lenivaldo Neto, presidente da cooperativa Filarmônica de Alagoas, conta da satisfação em poder ofertar esses concertos para a população, “é gratificante, por vários motivos; desde ofertar um concerto gratuito trazendo música de concerto para o grande público, como também ter o prazer de executar uma peça nunca apresentada em Alagoas (Concerto de Aranjuez) e é claro como músico a gente sempre sente que um concerto como esse deve ser apresentado para o máximo de público e poder fazer três sessões em cidades diferentes nos traz uma alegria imensa.

Na apresentação, orquestra contará com a presença, como solista, do músico Mario Sales, e a promessa é de muita emoção.

Filarmônica de Alagoas

A Orquestra Filarmônica de Alagoas é uma cooperativa de música que já existe a mais de sei anos, contando com séries como a já citada Allegro, Mundo e que engloba os espetáculos ‘Clássicos do Rock’, ‘Flashback 80’s’, ‘Trilhas Sonoras’, ‘Games e Animes’, ‘Nordeste Sinfônica’, ‘Série Câmara’ e em 2024 vai iniciar seu “braço” educacional, levando aulas de música para alunos do CEPA.

A iniciativa de dar aula de música é para fomentar em jovens o gosto não só de ouvir, mas de tocar um instrumento e assim poder formar novos músicos de orquestra e quem sabe novas orquestras, já que a Filarmônica de Alagoas é a única, nesse formato, no estado inteiro.

“A música é transformadora, não tenho dúvidas e poder ofertar isso para os jovens e ver neles nascendo esse amor pela música e pela música clássica é incrível, eu gosto de pensar que se você oferecer um instrumento musical e uma arma, o jovem sempre vai escolher o instrumento e esse é o nosso objetivo, dar essa escolha”, completa o maestro.

Paulo Canuto

Leia também