Nesta quinta-feira (5), a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) realizou uma fiscalização em um abrigo de animais na parte alta de Maceió.
Na ocasião, foram identificadas irregularidades no funcionamento do estabelecimento. A inspeção foi resultado de denúncia anônima e resultou na notificação para regularização dos serviços oferecidos.
Na inspeção foram identificadas a ausência de alvará sanitário e de um responsável técnico, que seria um médico veterinário, obrigatório em locais onde há o atendimento de animais.
Além disso, não havia no abrigo contrato com empresa de recolhimento de resíduos sólidos, o que contraria a legislação ambiental, por não definir a destinação e descarte correto dos insumos cirúrgicos e contaminados.
Durante a fiscalização foram encontrados medicamentos para uso com validade expirada, representando um risco à saúde dos animais, que se encontravam em condições de saúde suspeita.
Alguns cachorros foram identificados com sarna e verminoses, entre outras doenças.
De acordo com o chefe especial da Visa, Airton Santos, o estabelecimento precisou ser notificado.
“O abrigo foi notificado para se adequar às normas sanitárias no prazo de até cinco dias”.
“Com essas irregularidades, o estabelecimento não pode funcionar, pois há risco à saúde dos animais, dos funcionários e da população que frequenta o local”.
“Nosso compromisso é fiscalizar para promover boas condições sanitárias”, destacou.
Nesttor Netto / ASCOM SMS