VÍDEO: homens flagrados tirando cabos em ruas da Ponta Verde

Ataque foi visto por quem passava ou trabalha na região; em 2024, foram furtados 12km de cabos - custo de mais de R$ 100 mil
Homens não se importaram com movimento intenso na manhã do domingo em cruzamento das ruas Pompeu Sarmento com Valdo Omena. (Foto: reprodução)

Dois homens foram flagrados retirando cabos da fiação em vias de intenso movimento, no bairro da Ponta Verde, na manhã deste domingo (22).

Segundo o órgão responsável pela iluminação pública, o furto principalmente dos cabos deu mais de R$ 100 mil de prejuízo, em 2024.

Os criminosos também visam outros equipamentos, porém os cabos são os alvos preferenciais por serem de cobre, metal muito ambicionado exatamente pela utilização para diversos fins.

Ao longo do ano, mais de 12km de cabos foram roubados, segundo estimativa dos responsáveis por esta rede.

No flagrante da manhã deste domingo, além da movimentação em si, pessoas que trabalham em edifícios próximos; que transitam, a pé ou de carro, ou moradores foram surpreendidos pela ousadia dos autores, uma dupla vista com frequência na região.

Além do esnobar o flagrante certo, pelo movimento e a quase obrigatória presença de câmeras de segurança, os dois homens não deram a menor importância de protagonizar a movimentação peculiar em “plena luz do dia”.

Em vídeo que mostra a ação, cometida entre 9h30 e 10h, os dois homens são flagrados inicialmente atacando trecho de cabos, ao lado de um dos edifícios no cruzamento das ruas Pompeu Sarmento com Valdo Omena, área central da Ponta Verde.

Depois de usar o ombro do comparsa como apoio, um deles se agarra ao cabo e com o próprio peso para forçar, retira o segmento que buscava.

Mas, o deixa dependurado.

Os dois andam até a rua adjacente, mas retornam ao cruzamento.

Na parte final do vídeo, os dois aparecem correndo com um segmento extenso de cabos e desaparecem do campo de visão.

Segundo apuração da reportagem do portal, os dois são de um grupo de pessoas em situação de rua que mendigam pela região, principalmente num dos semáforos da avenida Sandoval Arroxelas.

A polícia foi acionada.

Mas, ainda conforme apurado pela reportagem, não houve abordagem de guarnições de forças de segurança.

A Polícia Militar tem como atribuição o policiamento ostensivo; a Guarda Civil Municipal, a proteção do patrimônio do município, e a Polícia Civil, a de polícia judiciária, ou seja, de investigação.

Segundo as autoridades, as regiões de maior incidência de furtos são o Benedito Bentes e um ponto na intercessão entre as rodovias BR-104 e BR-316, próximo à rotatória onde ficava o antigo posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O ataque mais recente, na última sexta-feira (20), foi neste ponto e os criminosos levaram nada menos que um quilômetro de cabos.

Se a extensão parece grande, ainda conforme os responsáveis pela rede, em outro ataque, no ponto em que estão as obras de ampliação na avenida Durval de Góes Monteiro, os criminosos levaram mais de dois quilômetros de cabos de cobre.

Testemunha do resultado de furto de cabos disse ao portal:

“Enquanto isso os receptadores enchem os bolsos” desabafa; “é a certeza na impunidade”.

Segundo os responsáveis pela iluminação pública, a depender do local em que acontecer o furto, “uma área de convívio inteira pode ser afetada pela escuridão”.

“A iluminação é essencial para facilitar o deslocamento das pessoas e garantir mais segurança, principalmente para a população mais vulnerável, como idosos, crianças e mulheres”, explica o diretor-presidente da Ilumina, Gutenberg Melo.

As autoridades, mais uma vez, apelam para a população.

Entre os caminhos está o Disque Denúncia, no telefone 181, ou através do Disque Luz, no 0800 031 9055.

As ligações são gratuitas.

Leia também