Um registro alagoano pelo Dia do Jornalista – ou um convívio problemático e esclarecedor

Esse convívio é o da imprensa com a usurpação do estado de direito – portal faz um registro; o blog não poderia deixar passar o do âmbito de Alagoas
Foto reproduzida pela coluna de Edberto Ticianelli sobre um dos períodos em que o jornalismo, ao mesmo tempo que sofreu, mais mostrou o quanto é necessário para uma sociedade; a legenda – a que acompanha a foto – fala por si. (Foto: reprodução)

Para marcar a data, o blog reprodução foto, postada em sua coluna pelo jornalista e Edberto Ticianelli, dedicada a contar a história que a maioria desconhece.

A foto, com a legenda, fala por si.

Coincidência ou não, o personagem é o mesmo: o último ditador da ditadura militar, o último a ocupar a Presidência, João Figueredo.

Como registramos na legenda de outra menção à data, republicada da Agência Brasil, o general de Cavalaria (uma das Armas que compõe o Exército) era notório por sua pouca vocação às maneiras – digamos – diplomáticas; talvez devido à formação militar e ao convívio equestre.

Busca pela verdade, inquirição e respeito pelo poder – mas, sem confundir com temor, subserviência e passividade – requisitos que devem nortear a atividade estão bem descritos na legenda, a respeito da atitude do jornalista alagoano, Roberto Vilanova.

Leia também