O estrondo de trovões e relâmpagos no céu chamaram atenção dos moradores de Maceió na manhã desta terça-feira (4).
O barulho dos raios e os clarões iluminando o céu acompanham uma mudança no tempo, já prevista pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), que emitiu um aviso meteorológico alertando para chuvas intensas e ventos fortes em diversas regiões do estado.
Alguns pontos da capital ficaram alagados.
Os motoristas enfrentaram dificuldades porque o trânsito ficou lento em quase toda a cidade.
Na Cambona um carro caiu no canal.
A Avenida Fernandes Lima ficou alagada nas proximidades do CEPA.
A Avenida Major Cícero Cavalcante ficou totalmente alagada.
Na avenida Gustavo Paiva, um muro caiu, ao lado da indústria Sococo, pela enxurrada de lama que desceu da encosta por trás da empresa.
Em Bebedouro, imagens gravadas por moradores mostram trecho da rua Major Cícero de Góes Monteiro alagada, segundo eles, pela água da lagoa Mundaú, que teve nível elevado com a chuva.
Segundo a Semarh, as condições adversas devem se intensificar entre a última terça (4) e a quinta-feira (6), atingindo o Litoral, Zona da Mata, Baixo São Francisco e parte do Agreste.
A instabilidade climática é provocada pela atuação de um sistema meteorológico que favorece a formação de nuvens carregadas.
Com isso, há risco de pancadas de chuva ao longo do dia, intercaladas com períodos secos.
Os ventos podem ser fortes, aumentando a possibilidade de destelhamentos, quedas de árvores e placas mal fixadas.
Além disso, as chuvas podem causar alagamentos em áreas com drenagem deficiente.
Apesar das instabilidades, até o momento não há previsão de elevação significativa dos níveis dos rios e lagoas do estado.
A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (Spden) segue monitorando a situação e poderá emitir novos avisos caso as condições climáticas se agravem.
Com informações — G1 / AL