Uma pessoa morreu e outras 14 ficaram feridas após um tiroteio na comemoração do título do Super Bowl — a “final” da liga de futebol americano dos Estados Unidos — do Kansas City Chiefs nesta quarta-feira (14), informou o Corpo de Bombeiros de Kansas City.
Três vítimas estão em estado crítico, cinco em estado grave e uma não corre risco de vida.
Duas pessoas armadas foram detidas, segundo a polícia, mas não foi informado se elas estão diretamente envolvidas no tiroteio.
O caso aconteceu na Union Station de Kansas City, um edifício de 109 anos que já serviu como centro ferroviário para passageiros e carga. Hoje, abriga um museu e atrações turísticas.
Os jogadores ainda estavam no palco montado para o evento quando ocorreu o tiroteio, misturando-se entre si após o fim da comemoração.
Cinco pessoas feridas foram levadas para o hospital University Health, segundo o porta-voz Keith King. Ele disse que não há informações sobre a natureza ou extensão dos ferimentos.
O Children’s Mercy Kansas City também estava recebendo pacientes, mas não pôde fornecer um número, informou a porta-voz do hospital, Lisa Augustine.
O governador do Missouri, Mike Parson, e sua esposa estavam presentes na comemoração quando os tiros foram disparados, mas ele ressaltou após o incidente que estavam seguros e protegidos, segundo escreveu em uma mensagem postada no X, agradecendo a ação das autoridades.
A governadora do Kansas, Laura Kelly, também estava presente no comício quando os tiros foram disparados. Ela também está em segurança.
Patrick Mahomes diz estar orando por Kansas City
O quarterback do Kansas City Chiefs, Patrick Mahomes, disse estar orando por sua cidade após o tiroteio.
“Orando por Kansas City”, escreveu o jogador em um post nas redes sociais, seguido por três emojis de mãos em oração.
Drue Tranquill, linebacker do Chiefs, também pediu às pessoas que se juntem em oração pelos feridos. Mahomes republicou a mensagem de Tranquill no X.
“Ore para que os médicos e socorristas tenham mãos firmes e que todos tenham a cura total”, destacou.
Comemoração do título
Estima-se que um milhão de pessoas estavam no centro de Kansas City nesta quarta-feira (14) para participar da celebração do título do Super Bowl, o principal evento esportivo nos Estados Unidos, do Kansas City Chiefs.
Muitas crianças estavam no local, já que os distritos escolares na área metropolitana de Kansas City cancelaram as aulas para permitir a participação dos alunos no evento.
O desfile começou com jogadores do Chiefs em ônibus de dois andares, acenando para os torcedores enquanto eles circulavam pela cidade.
Não demorou muito para que alguns jogadores saíssem do carro, cumprimentando os fãs e até distribuindo algumas coisas para as pessoas que esperaram durante toda a manhã para comemorar com eles.
Patrick Mahomes, de 28 anos, correu ao longo do percurso do desfile com os braços estendidos – pose semelhante à que fez após lançar o touchdown da vitória na prorrogação no domingo (11).
Os Chiefs se consolidaram como a mais recente dinastia da NFL, o campeonato da liga nacional de futebol americano dos EUA, com o título neste ano. É a terceira vez em cinco anos que o time ganha o Super Bowl.
CNN (*com informações da Reuters)