A Nasa divulgou uma nova imagem do planeta Urano capturada pelo telescópio espacial James Webb.
A nova imagem, divulgada nessa segunda-feira (18), foi capaz de mostrar os anéis internos e externos do planeta, além de várias de suas 27 luas.
As novas informações visuais, segundo os cientistas, foram reveladas graças à técnica de captura utilizada pelo equipamento, que fez as imagens em comprimento de onda diferente do que era utilizado até agora.
Na década de 1980, por conta dos comprimentos de onda captados pela sonda da Nasa Voyager 2, a imagem difundida de Urano era a de uma bola azul sólida. Agora, como o Webb consegue capturar comprimentos de onda infravermelhos, ele revelou um universo complexo de coisas em volta do planeta.
É possível identificar uma cobertura sazonal de nuvens no polo norte de Urano, com uma calota interna branca e brilhante e uma faixa escura na parte inferior da calota.
Também dá para ver várias tempestades brilhantes na fronteira sul da calota polar, que podem ser explicadas por efeitos sazonais e meteorológicos do planeta. Segundo a Nasa, essa calota parece ficar mais proeminente quando esse polo aponta para o Sol e ele passa a receber mais incidência de luz solar.
O próximo solstício, momento do ano de Urano em que ele mais recebeu luz do Sul, será em 2028, e os astrônomos querer observar se haverá mudanças na estrutura dessas características recém-observadas. A ideia é tentar compreender as alterações meteorológicas e passar a entender melhor a atmosfera do planeta.
A expectativa é que a análise mais apurada de Urano ajude a entender o funcionamento de quase 2.000 exoplanetas, isto é, planetas que orbitam outra estrela diferente do nosso Sol.
Flávio Ismerim – CNN/São Paulo