Teca Nelma no PT

Convite teria partido da presidente nacional, Gleisi Hoffmann, e provocou insatisfação entre petistas locais
Imagem (reproduzida do blog do jornalista Kléverson Levy) mais do que simbólica: a vereadora Teca Nelma; Andréa de Paula, secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Olinda (PE), e coordenadora do PSD Mulher; a primeira-dama Janja Lula da Silva, e a ex-deputada federal, Tereza Nelma. (Foto: reprodução / redes sociais)

O blog do jornalista Kléverson Levy traz a informação da filiação da vereadora Teca Nelma ao PT.

Hoje, a vereadora está filiada ao PSD, mas, tem capital político para praticamente garantir a reeleição, enquanto a legenda que detém o governo federal enfrenta dificuldades para indicação de candidatos viáveis.

E, por óbvio, a reportagem a apuração do jornalista menciona ainda a insatisfação que a medida – que mais uma vez, vem de cima – causou nas fileiras e entre muitos petistas históricos.

E cita a possível saída do detentor de mandato na Câmara de Maceió, Dr. Valmir, como uma das consequências.

O blog entrou em contato com pessoa próxima à movimentação, que confirmou a proposta – que partiu de ninguém menos que a presidente nacional da legenda, a deputada federal Gleisi Hoffman (PT–PR).

A intermediação teria a participação da mãe da parlamentar, a ex-deputada federal Tereza Nelma, e uma decisão só seria tomada após retorno da vereadora dos EUA, onde participa do encontro de Mulheres, promovido pela ONU.

Segue texto da matéria do blog do jornalista Kléverson Levy:

Para o bem ou para o mal, assim que dizem na política, a vereadora Teca Nelma (ainda no PSD) deverá se filiar ao Partido dos Trabalhadores em Alagoas (PT). Sabe-se que uma ‘ala’ petista de Maceió não quer Nelma nas fileiras do partido na eleição de 2024.

Todavia, a decisão – de fato – virá da direção nacional da sigla do presidente Lula.

A insatisfação do PT local é real e vista por alguns membros que afirmam que a vereadora tem peso eleitoral na conquista pela reeleição à Casa de Mário Guimarães.

Isso, portanto, atrapalha a reeleição de um petista histórico e que poderá, segundo algumas informações obtidas pelo Blog Kléverson Levy, deixar a sigla: o vereador Dr. Valmir. Será? Porém, além de integrantes do PT rejeitarem Teca Nelma, a federação formada pelo PV e PCdoB também não quer dar espaço para a edil.

Que diga o deputado estadual Silvio Camelo (PV). Publicaremos depois!

Por ora, o interessante é que Nelma recebeu o convite da direção nacional do PT, na pessoa da presidente e deputada federal, Gleisi Hoffmann, para compor o partido em Maceió.

A filha da ex-deputada federal Tereza Nelma, inclusive, participa do encontro de mulheres na ONU, em Nova Iorque, e disse que só vai tratar do fato no seu retorno à Maceió.

Mas, deverá trazer na bagagem a decisão de se tornar petista para a alegria dos insatisfeitos que será de indicação nacional.

No âmbito local, algumas lideranças do partido e mandatários não colocam obstáculos para filiação.

Outros, porém, já se manifestaram contra a chegada da parlamentar.

No entanto, na próxima quarta-feira, 20, haverá uma reunião em Brasília. Segundo que apurou o Blog Kléverson Levy, será o dia (D) em que deverá acontecer a filiação de Teca Nelma com a chancela de Gleisi Hoffmann.

Fontes ligadas à cúpula petista afirmam que a ida de Nelma está de ‘acordo com a política de renovação e fortalecimento do PT’. Além disso, a votação de Teca Nelma, em vez de tirar, pode acrescentar mais uma vaga para a chapa da Federação.

“Não há justificativa política para negar filiação a uma militante da qualidade da Teca”, disse uma fonte que vai trabalhando nos bastidores.

Por fim, a novela terminará quando o PT nacional disser Sim! para Teca Nelma para adentrar nas fileiras partidárias. Quanto às questões locais, o PT nacional se encarregará de dar o recado aos insatisfeitos com após a decisão de Gleisi Hoffmann.

Ou seja: manda quem tem mandato e obedece quem vive de cargos comissionados indicados pelo PT.

Será?

É isto!

Com informações do Blog de Kléverson Levy

Leia também