Só em maio, 400 toneladas de entulhos retiradas da rede pluvial

Projetada para receber apenas água de chuva, rede obstruída não age no escoamento – até robôs estão sendo usados
Manutenção da rede de drenagem facilita escoamento de água da chuva: na imagem, o trabalho convencional, mas, monitoramento, agora, está incorporando uso de robôs. (Foto: reprodução / Gabryel Andrade / ASCOM SEMINFRA)

Somente no último mês de maio, que foi marcado por fortes chuvas, foram retiradas 396,71 toneladas de entulhos acumulados na rede de drenagem.

As intervenções, que incorporaram o uso de robôs para executar o trabalho de videomonitoramento, dentro de canais e galerias que formam a rede, para identificar pontos de entupimento nas tubulações, chegaram a 187 ruas de diversos bairros.

As comunidades estão tanto na parte alta, como na parte baixa de Maceió, segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura, responsável pelo serviço – feito diariamente.

Entre os serviços executados estão limpeza e desobstrução de galerias, recuperação de poços de visita e de bocas de lobo, desobstrução e recuperação de sarjetas, assentamento de tampão de concreto e de grelhas, facilitando, assim, o escoamento da água da chuva, evitando maiores transtornos com alagamentos.

Além das ações de manutenção, alguns locais necessitaram de intervenções extras, como foi o caso da Avenida Santa Rita de Cássia, no Farol, onde a rede foi reconstruída, uma vez que a estrutura estava comprometida.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura utiliza a tecnologia de caminhos de hidrojateamento e sucção, que permite a limpeza profunda na rede de drenagem.

ASCOM SEMINFRA

Leia também