PT discute futuro em Arapiraca — e como refletir números “nas urnas”

Evento confirma nome do professor universitário Clébio Araújo para presidente
O encontro contou ainda com a presença do presidente do PT Maceió, Marcelo Nascimento, coordenador estadual da tendência Movimento PT (MPT) e da assistente social Alê Costa, candidata a presidente do diretório Municipal de Maceió, integrante da tendência Democracia Socialista (DS). (Foto: reprodução)

No último sábado (5), a militância petista e representantes de vários movimentos sociais e tendências do PT que compõem a chapa “Renova PT”, estiveram reunidos em Arapiraca para debater os rumos do partido no município.

A eleição interna que irá escolher as direções e os presidentes municipais, estaduais e nacional do partido também foi debatida no encontro.

O professor universitário Clébio Araújo, militante de base e integrante da tendência Resistência Socialista, destacou a importância do encontro.

“Muito importante estarmos aqui na nossa amada Arapiraca, uma cidade extremamente estratégica para o crescimento do PT no estado, construindo com muito diálogo e reflexões uma nova perspectiva para o partido”.

“Acredito que a mudança é necessária e crucial para que possamos definitivamente ampliar nossos espaços e retomar o papel de relevância e altivez que o partido precisa!

“Temos milhares de filiados em Arapiraca, somos hoje o maior partido em números, mas que não se refletem nas urnas”.

“Algo está errado e precisamos corrigir”, destacou Clébio.

O encontro contou ainda com a presença do presidente do PT Maceió, Marcelo Nascimento, coordenador estadual da tendência Movimento PT (MPT) e da assistente social Alê Costa, candidata a presidente do diretório Municipal de Maceió, integrante da tendência Democracia Socialista (DS).

Na oportunidade o professor Arnaldo Rocha, militante histórico do PT, utilizou a palavra para afirmar que “precisamos falar do futuro do PT em Arapiraca”.

“Repensar o modelo organizativo do partido é necessário”.

“A Formação Política deve ser o eixo central da organização partidária”.

“Nossa aliança com o MDB do Prefeito Luciano Barbosa também precisa ser avaliada e aprimorada para termos melhores resultados e avanços na educação municipal.” Concluiu Arnaldo.

O coordenador municipal da tendência Democracia Socialista, Rafael Cardoso, também utilizou da palavra para reafirmar o compromisso do PT com a classe trabalhadora de Arapiraca, organizada através dos movimentos sociais e sindical, defendendo a qualificação da direção partidária com quadros experientes e preparados para o desafio central que se apresenta com a reeleição do presidente Lula e ampliação das bancadas federal e estadual. Efetivar a participação ampla da juventude, mulheres, negros e LGBTQIAPN+ das instâncias partidárias é compromisso da nossa chapa Renova PT Arapiraca,” declarou Rafael.

Ocorrerá em todos os municipais o Processo de Eleição Direta (PED) 2025 eleições.

A consulta está marcada para o dia 6 de julho de 2025.

Alagoas aparece entre os estados que mais filiaram eleitores ao Partido dos Trabalhadores (PT), segundo balanço divulgado pela Secretaria Nacional de Organização da sigla.

Foram computadas 18.946 novas filiações ao partido do presidente Lula no Estado, totalizando 36 mil filiações em Alagoas.

Esse é o colégio eleitoral que deve ir às urnas para escolher seus futuros dirigentes partidários.

Leia também