Semana da Água: área de preservação do Catolé recebe visita de estudantes

Atividade do IMA/AL levou alunos a conhecer práticas de preservação e o que área representa para o abastecimento de Maceió
Programação incluiu o plantio de espécies nativas e aulas de campo com instrutores que explicaram vários aspectos da importância da Área de Preservação Ambiental (APA) do Catolé, como, por exemplo, abrigar um dos maiores mananciais de abastecimento de água de Maceió. (Foto: reprodução / ASCOM IMA/AL)

Como parte das ações da Semana da Água, o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) promoveu nesta quarta-feira (19) uma atividade educativa na Área de Proteção Ambiental (APA) do Catolé e Fernão Velho.

A iniciativa reuniu 180 estudantes da rede municipal de Atalaia, das escolas Antônio Amâncio de Melo Bastos, Antônio Vieira e Suzana Craveiros, além de alunos do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Satuba.

Os participantes tiveram a oportunidade de explorar a unidade de conservação, conhecer a vegetação nativa, as nascentes e o reservatório, que abastece cerca de 14% da capital alagoana.

A programação também incluiu o plantio de espécies nativas, reforçando a importância da recuperação e manutenção do bioma.

A importância da conservação ambiental

Durante a ação, o assessor técnico ambiental do IMA/AL, Álvaro dos Santos, destacou a relevância da APA para a biodiversidade e a segurança hídrica da região.

“A preservação desse espaço é fundamental, inclusive para o abastecimento hídrico, com fontes que são responsáveis por 14% do abastecimento da capital”, disse.

O professor do Ifal Satuba, Peterson Melo, que também integra a comissão de sustentabilidade da instituição, ressaltou o impacto positivo da experiência para os alunos.

“A importância da Mata Atlântica para a preservação da biodiversidade é enorme. Aqui, conseguimos vivenciar na prática essa conexão com o bioma e reforçar a necessidade de conservação do ecossistema”, frisou.

A estudante Milena dos Santos, do 8º ano, participou do plantio de mudas e reforçou a importância de contribuir para a recuperação da vegetação local. Já o estudante do curso de Agropecuária do Ifal, João Victor Cariri, também compartilhou sua experiência.

“Essa atividade foi muito importante para minha formação acadêmica. É um conhecimento que levarei para a vida toda, ajudando na preservação da flora e da fauna”, disse

Parcerias para fortalecer a preservação

A iniciativa contou com a participação de órgãos estaduais como a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).

Para o consultor ambiental do IMA, Wictor Thomas, ações como essa são fundamentais para conscientizar a sociedade sobre a preservação da água e dos recursos naturais.

“Esse momento é extremamente importante para sensibilizar a todos sobre a relação entre água e floresta. Cuidar desses recursos é essencial para garantir a manutenção da vida, tanto nas cidades quanto nas áreas rurais”, contou.

A Semana da Água reforça o compromisso do IMA/ AL e de seus parceiros na promoção da educação ambiental e na preservação dos ecossistemas que garantem a qualidade de vida para as futuras gerações.

Mary Landim / ASCOM IMA/AL

Leia também