Dezenas de manifestações de lideranças e representantes dos mais variados segmentos tornaram públicas suas posições de solidariedade para com o deputado federal Paulão (PT–AL).
Dos movimentos sociais à comunidade acadêmica e científica, representantes dos diferentes estratos sociais enviaram mensagens; postaram fotos com o parlamentar, que é o coordenador da bancada federal de Alagoas no Congresso, tonaram públicas notas de apoio e, em especial, foram às redes sociais para mostrar seu empenho para defender, sobretudo, o mandato popular obtido por voto livre, do parlamentar que tem compromisso com as importantes causas sociais do Estado e do país.
Como denunciado esta semana pela página eletrônica “É Assim”, e repercutido no portal, uma manobra do partido Republicanos pretende na Justiça tirar o mandato garantido nas urnas e repassá-lo a um candidato que não se elegeu.
A manobra consiste em anular os votos do vereador João Catunda (PP), que concorreu a deputado federal em 2022, e com isso, dar a vaga de Paulão a Nivaldo Albuquerque – filho de Antonio Albuquerque, dirigente do Republicanos em Alagoas.
De acordo com a defesa de Catunda, a manobra jurídica é considerada “teratológica”, no jargão jurídico, termo que designa algo absurdo ou bizarro e, segundo a página eletrônica, o “embate no ‘tapetão’ traz à tona” polarização entre bolsonaristas e petistas – referindo-se à tentativa do grupo do político não eleito de buscar o mandato fora do caminho das urnas.
O caso deve ir a julgamento pela justiça eleitoral em Alagoas nesta semana.
Um dos textos de solidariedade ao deputado federal Paulão é subscrito pelo destacado grupo de líderes de instituições do segmento acadêmico e científico alagoano.
“Nós, Professores Josealdo Tonholo, Reitor da UFAL; Carlos Guedes, Reitor do IFAL; Henrique Costa, Reitor da UNCISAL; Odilon Máximo, Reitor da UNEAL, e Fábio Guedes, Diretor-presidente da FAPEAL, manifestamos apoio e solidariedade ao Deputado Federal Paulão, num momento em que a decisão do voto popular dos alagoanos está sendo contestada”, diz nota divulgada pelos dirigentes acadêmicos e científicos.
“O Deputado Paulão é um parlamentar reconhecido em Alagoas e parceiro direto das instituições públicas de ensino do estado, modelos educacionais de formação integral de seres humanos, no desenvolvimento científico, exemplos de respeito à pluralidade e acolhimento dos saberes e culturas presentes em nosso estado”, acrescenta o texto.
“Declaramos, assim, nosso compromisso com a constituição permanente do respeito ao voto popular e fortalecimento da democracia em nosso País”, diz texto que acompanha postagem do movimento social Frente Nacional de Luta Campo e Cidade.
“A Frente Nacional de Luta Campo e Cidade – FNL reafirma o apoio e defesa do mandato do Dep. Federal por Alagoas Paulão”.
“Toda solidariedade ao nosso gigante de Alagoas”, acrescenta.
Em comentário à postagem, um dos seguidores da página escreveu:
“Prezado deputado @paulaodopt essa turbulência vai passar”, disse, mencionando o endereço eletrônico, na rede social, do congressista alagoano.
“Vç representa os trabalhadores de Alagoas. Vai dar tudo certo. Estamos juntos. Vamos em frente”, acrescentou.
“Toda a nossa solidariedade e apoio ao companheiro deputado federal PT AL Paulão que luta todos os dias para proporcionar o povo trabalhador de Alagoas a ter direitos garantido no campo e na cidade, não seremos silenciados só a luta muda a vida dos mais vulneráveis, diante do crescimento da ultradireita em Alagoas que tem um projeto de retrocesso e ataque à luta de quem defende a democracia e os direitos das/ dos trabalhadores do campo e da cidade”.
E acrescentou hashtags (uma espécie de convocação eletrônica, remetendo a páginas, perfis ou demais endereços relacionados ao tema) #BASTA DE ATAQUE e #GOLPE NUNCA MAIS.
“Força deputado Paulão o povo está com você e juntos venceremos com fé em Deus e fé na luta venceremos”, diz a mensagem.