RJ: fake news causa tumulto ao divulgar falsa ajuda de R$ 1 mil

Prefeitura da cidade está fazendo levantamento de perdas dos afetados por chuvas
Pessoas afetadas numa das comunidades da cidade do Rio de Janeiro: em município vizinho, pessoas foram vítimas de fake news. (Foto: reprodução / rede social / RJ)

A Prefeitura de Nova Iguaçu, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, precisou ir a público desmentir uma notícia falsa que circulou nesta segunda-feira (15), causando tumulto em Centros de Referência em Assistência Social (Cras).

Segundo a informação fraudulenta, os Cras do município estariam distribuindo R$ 1 mil às famílias atingidas pelos temporais que causaram estragos no Grande Rio durante o fim de semana.

“Não caia em fake news!”, disse a publicação divulgada pelo poder público, para retificar o dano causado pela notícia falsa.

“É falsa a informação que está circulando no WhatsApp e nas redes sociais de que os Cras estão dando um valor de mil reais para aqueles que foram atingidos pelas chuvas”, acrescentou trecho seguinte da mensagem de reparação.

“Os Pontos de Apoio montados pela Secretaria Municipal de Assistência Social estão fazendo um levantamento das perdas das pessoas afetadas pela chuva, e fornecendo, através de visita domiciliar, roupas, colchão, produto de limpeza e cesta básica”, esclareceu a administração municipal em suas redes sociais.

O temporal causou alagamentos e deslizamentos principalmente na Baixada Fluminense e em bairros da zona norte e zona oeste da capital. Segundo o governo do estado, chega a 12 o número de vítimas da tragédia, e uma pessoa está desaparecida.

Entre desalojados e desabrigados pela enxurrada, o número passa de 600, segundo o governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, que concedeu entrevista à imprensa na manhã desta quinta-feira.

Vinícius Lisboa – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro; edição: Aline Leal

Leia também