A divulgação do resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni), referente ao primeiro semestre de 2024, está prevista para ocorrer nesta terça-feira (06).
Ao todo, o processo seletivo oferta 406.428 bolsas integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as vagas disponíveis para o primeiro semestre estão divididas da seguinte forma: 308.977 em bolsas integrais e 97.451 em parciais (50%), distribuídas em 15.482 cursos, de 1.028 instituições participantes do ProUni.
Para consultar o resultado que será anunciado nesta terça, basta acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Segundo a pasta, medicina, direito, psicologia, enfermagem e administração estão entre as graduações com mais inscrições.
O cronograma prevê a divulgação da segunda chamada para 27 de fevereiro.
Por outro lado, o período para manifestar interesse na lista de espera é de 14 a 15 de março, com resultado anunciado em 18 de março.
Calendário 1/2024:
Inscrições: de 29 de janeiro a 2 de fevereiro
Resultados da 1ª chamada: 6 de fevereiro
Resultados da 2ª chamada: 27 de fevereiro
Lista de espera: manifestar interesse entre 14 e 15 de março
Resultado lista de espera: 18 de março
Processo seletivo do ProUni
A seleção do processo seletivo do MEC usa as notas da edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nesse caso, a edição de 2023.
Além disso, o ProUni segue alguns critérios para aqueles que desejam concorrer a uma bolsa integral ou parcial. Confira:
Bolsa integral: o candidato precisa comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário-mínimo.
Bolsa parcial (50%): a renda familiar bruta por mês deve ser de até 3 salários-mínimos por pessoa.
No geral, para participar e tentar conseguir uma das vagas, é necessário atingir, no mínimo, 450 pontos na média das notas e ter nota acima de zero na redação da edição anterior do Enem.
Outra exigência é não ter participado do exame na condição de treineiro (quem faz para ganhar experiência).
Mariana Andrade