Um total de 14 munícipios do alto sertão de Alagoas vão ter o fornecimento de água interrompido nos dias 22 e 23.
De acordo com as autoridades responsáveis pelo serviço, trata-se de uma parada programada dos sistemas de captação, a cargo da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), e de distribuição, de responsabilidade da concessionária que opera a distribuição no Sistema Coletivo da Bacia Leiteira.
Os municípios afetados são Palestina, Monteirópolis, Jaramataia, Pão de Açúcar, São José da Tapera, Olivença, Carneiros, Senador Rui Palmeira, Santana do Ipanema, Poço das Trincheiras, Maravilha, Ouro Branco, Dois Riachos e Cacimbinhas.
Segundo a Agência Alagoas, órgão oficial de notícias do Governo do Estado, a suspensão do serviço é visando reparos para melhorar a qualidade da operação do sistema.
A concessionária Águas do Sertão e a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) se preparam para realizar uma ampla operação de manutenção preventiva e melhorias na próxima semana – informou a agência, em publicação feita nesta sexta-feira (17) à tarde.
Durante 27 horas contínuas – das 7h do dia 22 às 10h do dia 23 de janeiro –, a concessionária aproveitará uma parada programada pela Casal na captação de água em Pão de Açúcar para executar uma série de ações que vão modernizar a infraestrutura de distribuição de água.
Com cerca de R$ 650 mil de investimento, esse pacote de melhorias integra o programa Mais Água, conduzido pelo Governo de Alagoas, em parceria com a Águas do Sertão.
A força-tarefa mobilizará aproximadamente 50 profissionais, trabalhando simultaneamente em 11 frentes, executando diversas intervenções, entre elas:
– Modernização da rede: substituição de válvulas, ventosas danificadas e de trechos de adutoras antigas por novas tubulações, reduzindo drasticamente o risco de vazamentos e interrupções no fornecimento de água.
– Otimização da distribuição: interligação dos sistemas de RHOs (reservatórios hidropneumáticos), otimizando o fluxo de água e garantindo um abastecimento mais regular em toda a região.
– Monitoramento aprimorado: instalação de macromedidores para monitorar o consumo de água em tempo real, permitindo um gerenciamento mais eficiente dos recursos hídricos.
Com a parada programada, os 14 munícipios atendidos pela concessionária por meio deste sistema terão o abastecimento interrompido.
Após a conclusão dos trabalhos, no dia 23, a água será liberada para a rede e, gradativamente, atingirá a pressão necessária para chegar novamente às diversas localidades nas 48 horas seguintes.
“Apesar do transtorno temporário causado pela interrupção do abastecimento, a ação trará grande benefício para os 210 mil habitantes abastecidos pelo sistema”, explica Antonio Hercules Neto, diretor da Águas do Sertão.
A expectativa é que as melhorias implementadas durante a megaoperação recuperem mais de 23 milhões de litros de água por mês, volume suficiente para abastecer mais de 7500 pessoas – uma quantidade equivalente à população de Monteirópolis.
“Essa iniciativa é importantíssima porque garante um abastecimento de qualidade para os alagoanos”.
“Esse é, aliás, um compromisso do Governo de Alagoas, juntamente com as concessionárias”.
O bem-estar da população sempre será um norte para todos nós”, afirmou o secretário de Estado de Governo, Vitor Pereira.
Sobre o Programa “Mais Água”
Iniciado em maio de 2024, em parceria com o Governo de Alagoas, o programa “Mais Água” destina R$ 71 milhões para combater desperdícios e modernizar a infraestrutura hídrica da Bacia Leiteira.
Essas iniciativas são essenciais para assegurar um abastecimento eficiente e contínuo para a população alagoana, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a saúde pública no estado.
Agência Alagoas com ASCOM Águas do Sertão