Rede estadual: resultado da matrícula online sai neste sábado (11)

Interessado deverá conferir a escola onde foi alocado e comparecer à unidade entre os dias 13 e 17; veja onde conferir
São mais de 58 mil vagas para novos alunos da rede estadual: segundo gestores, se estudante tiver seu nome na lista, ele, ou seu responsável legal, terá que procurar a unidade onde foi alocado, entre os dias 13 a 17, para levar a documentação necessária e confirmar a matrícula. (Foto: reprodução / Alexandre Teixeira/ ASCOM Seduc)

O resultado da matrícula online de estudantes novatos da rede estadual de ensino será divulgado neste sábado (11) no site www.matriculaonline.al.gov.br.

Na ocasião, o estudante ou seu responsável legal acessa o site para conferir em qual escola foi alocado e deve se dirigir a esta instituição entre os dias 13 e 17 de janeiro para entregar a documentação solicitada (ver abaixo), confirmar a matrícula e garantir a vaga para o ano letivo 2025.

O mesmo procedimento vale para os estudantes que solicitaram a transferência interna – alunos que já são da rede estadual e irão mudar para outra escola estadual.

Estes também deverão entregar a documentação necessária entre 13 e 17 de janeiro.

Vagas

Ao todo, foram disponibilizadas 58.183 vagas para estudantes novatos.

De acordo com a superintendente da Rede Estadual de Ensino, Dileusa Costa, a distribuição das vagas se deu da seguinte maneira: 1.367 para o 1º ano do ensino fundamental I, dos quais 260 para o ensino integral; 5.899 para o 6º ano do ensino fundamental II, com 1.700 no integral; 34.907 para 1ª série do ensino médio, sendo 14.023 para ensino integral. Também foram ofertadas vagas para Educação de Jovens e Adultos (EJA), sendo 290 para EJA fundamental e 15.720 para EJA Modular (Médio).

As mais de 15 mil vagas da EJA Modular atenderão à demanda do programa Vem que dá Tempo, onde os concluintes, após receberem a certificação de conclusão do ensino fundamental, poderão ingressar na EJA Modular para terminarem seus estudos da Educação Básica.

“A partir deste sábado, dia 11, divulgaremos o resultado da matrícula online e da transferência interna de nossas 308 escolas”.

“Se o estudante tiver seu nome nesta lista, ele, ou seu responsável legal, terá entre os dias 13 a 17 para procurar a unidade onde foi alocado, levar a documentação necessária e confirmar a matrícula”, explica Dileusa.

Vagas remanescentes

Ela destaca ainda que, caso o estudante ou seu responsável legal tenham perdido o prazo da matrícula, haverá uma nova chance para garantir a vaga na rede estadual no período de 20 a 24, quando as escolas divulgarão as vagas remanescentes.

“Após o período de confirmação das matrículas, as escolas informarão à comunidade as suas vagas remanescentes para as séries de entrada, que são o 1º ano do ensino fundamental, 6º ano do ensino fundamental e 1ª série do ensino médio, assim como as demais séries/anos, a exemplo do 7º ano do fundamental ou 2ª série do médio”.

Neste caso, é preciso procurar a escola do seu interesse, verificar se ainda possui vagas e, lá mesmo, efetuar a matrícula”, pontua Dileusa.

Início das aulas

Segundo portaria publicada no Diário Oficial do Estado no dia 11 de dezembro, o ano letivo 2025 começa em 10 de fevereiro.

As escolas cumprirão os 200 dias letivos previstos por lei, com recesso escolar previsto para o período de 16 a 30 de junho de 2025.

O documento está disponível nos sites da Imprensa Oficial (https://diario.imprensaoficial.al.gov.br/) e da Seduc (www.educacao.al.gov.br).

Documentação

Confira abaixo a documentação necessária para a confirmação da matrícula:

  1. a) Comprovante de resultado da matrícula on-line do Sistema (www.matriculaonline.al.gov.br);
  2. b) Certidão de Nascimento/Casamento ou RG (original e cópia);
  3. c) CPF do estudante (original e cópia);
  4. d) Comprovante do NIS;
  5. e) Dados da Conta Bancária – Caixa Econômica Federal (CEF), do estudante ou do responsável legal, no caso de candidato (a) menor de 18 anos que irá ingressar o Ensino Médio;
  6. f) Histórico Escolar (original) ou Declaração de Conclusão/Transferência (original) da última Unidade de Ensino em que estudou, emitida num prazo máximo de 30 (trinta) dias;
  7. g) RG e CPF (original e cópia) do responsável legal, no caso de candidato (a) menor de 18 anos;
  8. h) Laudo comprobatório de deficiências declaradas (se for o caso);
  9. i) Comprovante de residência atualizado (original e cópia);
  10. j) 02 fotos 3×4;
  11. k) Cartão de vacinação atualizado, para os estudantes do 1º ao 5º ano;
  12. l) Parecer descritivo individual sobre o desenvolvimento afetivo, psicomotor e cognitivo dos estudantes do 1º, 2º e 4º ano do Ensino Fundamental;
  13. m) Cartão do Programa Auxílio Brasil (original e cópia), caso o candidato seja beneficiário;
  14. n) Cartão do Sistema Único de Saúde – SUS (original e cópia);
  15. o) Histórico Médico, conforme Lei nº 7.788 de 22 de janeiro de 2016 (Anexo I da Portaria de Matrícula);
  16. p) Termo de ciência do cumprimento do horário de funcionamento da Unidade de Ensino que oferta Ensino Integral, matutino e vespertino, assinado pelo estudante ou seu responsável legal (Anexo II da Portaria de Matrícula);
  17. q) Termo de autorização do uso da imagem do estudante assinado (para estudante menor de 18 anos o termo deverá ser assinado pelo responsável legal (Anexo III da Portaria de Matrícula).

Manuella Nobre e Ana Paula Lins — ASCOM / Seduc

Leia também