“Qual flor Ana vai ganhar?” – a questão que viralizou de prova de olimpíada de matemática

Provas da primeira fase da OBMEP foram aplicadas nessa terça-feira (4) em todo o país; questão de lógica provocou confusão
Questão da OBMEP 2024 viraliza nas redes sociais: alunos do ensino médio ficaram confusos com uma questão de lógica que constava na prova da etapa. (Foto: reprodução / redes sociais)

Uma questão de lógica presente na prova de ensino médio da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2024 deixou muitos alunos sem saber qual era a resposta correta.

Mais de 18,5 milhões de alunos eram esperados na terça-feira (4) para a aplicação da primeira fase da 19ª OMBEP.

As provas, compostas por 20 questões de múltipla escolha, são divididas em três níveis: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (ensino médio).

O resultado da primeira etapa deve ser divulgado em 2 de agosto, e a segunda fase será aplicada em 19 de outubro para os candidatos classificados.

Confusos, os estudantes recorreram às redes sociais em busca de uma explicação para a pergunta, que pedia que eles apontassem qual flor uma personagem chamada Ana ganharia.

O G1 (responsável por esta reportagem) conversou com Victor Pompeo, professor de matemática do Curso Anglo, para entender como chegar à resposta correta.

Mas, antes de conferir a explicação, faça o teste e veja se você acertaria a resposta.

6 ÷ 2 (1 + 2) é igual a 1 ou 9? Saiba qual a resposta correta para a ‘expressão numérica da discórdia’

6 ÷ 2 (1 + 2) é igual a 1 ou 9? Saiba qual a resposta correta para a ‘expressão numérica da discórdia’

Saiba mais

A explicação

Para entender como chegar ao resultado correto, o mais indicado é analisar as informações por parte.

Ana sabe a quantidade de pétalas, mas não sabe a cor: se Ana está confusa com a cor de sua flor, mas não com a quantidade de pétalas, é porque há duas flores com a mesma quantidade de pétalas, mas com cores diferentes, que podem ser a dela.

Supondo que a flor de Ana tivesse quatro pétalas, apenas uma flor se encaixaria nesse perfil, portanto, não haveria dúvidas quanto a cor.

A confusão acontece porque Ana viu mais de uma flor com a mesma quantidade de pétalas daquela que ela vai ganhar, mas com cores diferentes.

Analisando essa informação, é possível reduzir as opções para as duas flores de três pétalas, a amarela e a roxa (ou vermelha, no quiz acima).

Bia e Carla sabem as cores de suas respectivas flores: para que essa informação seja útil para limitar as opções de Ana, é preciso que ela reduza ainda mais as alternativas que Ana tem.

Se Bia ficasse com a flor amarela e Carla recebesse uma flor roxa (vermelha no quiz), por exemplo, Ana continuaria confusa sobre suas opções.

O mesmo aconteceria se as duas amigas recebessem duas flores amarelas, e uma delas não fosse aquela com três pétalas.

Mas se Carla sabe que ela e Bia vão ganhar flores da mesma cor, e que há apenas duas flores daquela cor, restaria apenas uma flor que poderia ser a de Ana.

Ou seja,

se Ana vai ganhar uma flor de três pétalas, e

Bia e Carla vão ganhar as flores roxas, dentre elas, uma de três pétalas,

só restaria uma flor de três pétalas que poderia ser dada a Ana, a flor amarela.

Por isso, a alternativa correta seria aquela correspondente à flor amarela de três pétalas.

Emily Santos — G1

Leia também