Proprietários rurais devem criar conta em plataforma do governo federal

Acesso ao Cadastro Ambiental Rural será pelo Gov.br a partir de quinta-feira (19), por segurança digital e facilitar acesso a serviços
Proprietários rurais e possuidores de áreas rurais precisam criar uma conta gov.br – conforme orientação do governo federal. (Foto: reprodução / Thiago Sampaio / Agência Alagoas)

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) informa que, a partir do próximo dia 19, o acesso ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) será realizado exclusivamente por meio da conta gov.br, conforme medida do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

A mudança tem como objetivo fortalecer a segurança digital e oferecer mais autonomia aos cidadãos, centralizando o acesso a diversos serviços públicos com um único login.

Segundo Isabel Nepomuceno, coordenadora do Cadastro Ambiental Rural do IMA, a medida é um avanço importante para tornar o processo mais acessível e eficiente.

“Com a integração ao gov.br, os cidadãos poderão acessar o CAR por meio de um único canal, o que desburocratiza o processo e aproxima as regularizações de pendências de forma ágil e prática”.

“Essa centralização facilita a vida do proprietário rural e contribui para um serviço público mais moderno e eficiente”, disse.

Atualmente, o acesso ao CAR é feito com CPF/CNPJ e senha. Com a transição, será necessário que os proprietários e possuidores de áreas rurais criem uma conta na plataforma gov.br, caso ainda não tenham, para garantir a continuidade do acesso à Central do Proprietário/Possuidor e outros serviços relacionados. A única alteração será a forma de login.

Além disso, os cidadãos poderão cadastrar profissionais como representantes legais do CAR diretamente na plataforma gov.br, facilitando o gerenciamento do cadastro.

O IMA recomenda que, em caso de dúvidas ou dificuldades para a criação da conta ou vinculação de CNPJ, os usuários consultem os canais de ajuda da plataforma gov.br ou entrem em contato com o órgão responsável.

A mudança faz parte de uma iniciativa do Governo Federal para aprimorar a segurança digital e tornar o acesso aos sistemas públicos mais eficiente e seguro.

Mary Landim — ASCOM / IMA

Leia também