Programa vai oferecer 100 cursos para cerca de 6.000 pessoas em vulnerabilidade

Iniciativa é da Vice-governadoria e Seades, voltada para população inscrita no CadÚnico e terá lançamento semana que vem
Atendimento pelo programa CadÚnico e curso profissionalizante: população em situação de vulnerabilidade será o alvo do programa – “é preciso criar consciência, induzindo e estimulando os cidadãos a buscarem atividades produtivas, que gerem empego e renda; por isso, o projeto reúne conhecimento, suporte e orientação nas áreas de recursos humanos e financeiros", disse a secretária Kátia Born, titular da SEADES. (Foto: reprodução)

O Governo de Alagoas, por meio da Vice-Governadoria e da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), irá lançar na terça-feira (17), os programas sociais “É a Minha Vez” e “Coletivo On-line”.

A solenidade do lançamento será no Auditório Aqualtune, 9h, localizado no Palácio República dos Palmares, R. Cincinato Pinto – Centro, Maceió.

O É a Minha Vez tem como objetivo conscientizar os beneficiários de programas sociais do governo federal e estadual, além de desenvolver suas aptidões e oferecer o suporte necessário para a migração ao mercado de trabalho, empreender, por meio de cursos profissionalizantes em diversas áreas.

No total, serão ofertados 100 cursos para cerca de 6.000 pessoas.

Possui como parceiros as secretarias de governo Setur; Seteq; Seprev; Sedics; e Desenvolve-AL.

“Por meio dos programas de Transferência de Renda, milhares de pessoas melhoraram a qualidade de vida resgataram a dignidade, obtiveram acessos aos seus direitos básicos”.

“Contudo, estes benefícios devem ser vistos como algo temporário, para prevenir e enfrentar situações provisórias de vulnerabilidade”.

“É preciso criar consciência, induzindo e estimulando os cidadãos a buscarem atividades produtivas, que gerem empego e renda”.

“Por este motivo, o projeto engloba conhecimento, suporte e orientação nas áreas de recursos humanos e financeiros”, enfatizou Kátia Born, secretária da Seades.

Em parceria com a segunda maior fabricante do Sistema Coca-Cola no Brasil, a Solar Coca-Cola, também será lançado no evento o primeiro produto do programa, o Coletivo On-line, que tem como foco a empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social.

O curso visa auxiliar os jovens a entender o mercado de trabalho e orientá-los na busca por emprego, oferecendo dicas práticas e atualizadas sobre como elaborar um currículo, como se comportar em uma entrevista e até mesmo sobre organização e planejamento financeiro.

O curso, ofertado para dois mil jovens de Alagoas, tem rápida duração, via WhatsApp. São, ao todo, 11 videoaulas, que podem ser maratonadas, bastando ter uma conexão à internet para conseguir receber os vídeos.

Após a capacitação, o jovem irá receber um certificado de conclusão para adicionar ao currículo.

Ele também poderá se cadastrar em uma comunidade com vagas exclusivas de mais de 400 empregadores parceiros.

“Como marca empregadora, a Solar tem orgulho de poder impulsionar o protagonismo dos jovens brasileiros junto ao Instituto Coca-Cola Brasil, dando suporte na caminhada e na conquista do primeiro emprego”.

“Auxiliando a juventude, nós conseguimos fomentar o conhecimento, oportunidades e participar ativamente da construção de um futuro melhor para todos”, destaca Arthur Ferraz, Head de Relações Externas da Solar.

Para se candidatar, os interessados devem ter idade entre 16 e 25 anos, possuir renda familiar de até dois salários-mínimos, estar cursando ou já ter concluído o Ensino Médio.

As inscrições podem ser realizadas por meio do link https://www.solarbr.com.br/coletivo

Beatriz Saldanha — ASCOM / SEADES

Leia também