Porto Real do Colégio tem eleição suplementar para a Câmara neste domingo

Cidade às margens do São Francisco teve todos os vereadores cassados por decisão da justiça; 21 nomes disputam onze vagas
Votação para eleger novos vereadores de Porto Real do Colégio será realizada neste domingo (8). (Foto: reprodução / Érico Andrade / G1)

Moradores de Porto Real do Colégio, em Alagoas, irão às urnas neste domingo (9), das 8h às 17h, para eleger novos vereadores.

Ao totó, 21 candidatos estão disputando 11 vagas.

O novo pleito acontece porque todos os vereadores eleitos em 2020 foram cassados.

Segundo relator do processo no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), mais da metade dos votos foram anulados.

Nos anos de 2022 e 2023, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu anular todos os votos recebidos pelo MDB e pelo PP para vereador em Porto Real do Colégio, por constatar que os partidos usaram candidaturas femininas fictícias, fraudando a cota de gênero.

O artigo 224 do Código Eleitoral prevê a realização de nova eleição, caso a nulidade, em caso de coação, fraude ou abuso de poder econômico nas eleições, atinja mais da metade dos votos.

Os eleitores que fizeram o alistamento eleitoral ou a transferência de domicílio após o dia 10 de janeiro não vão poder participar da eleição suplementar, mas vão poder votar na eleição municipal de outubro.

Quem deixar de votar por não estar em Porto Real do Colégio na data da eleição suplementar poderá justificar a ausência no prazo de 60 dias após a realização do pleito.

Adja Alvorável* — G1 / AL

Leia também