Pix automático chega em 2025, mas bancos decidem antecipar estreia

No primeiro momento, assim como os demais, a novidade funcionaria apenas entre contas do mesmo banco
Pix Automático vai ajudar correntistas no pagamento de contas. (Foto: reprodução / Ivo Meneghel Jr / Canaltech)

O Pix Automático será o próximo avanço da plataforma de transferências instantâneas, dessa vez com foco em facilitar o pagamento de contas, sem ter que abrir o app do banco todo mês para quitá-las.

Previsto para junho de 2025 no calendário do Banco Central do Brasil (BCB), alguns bancos já começaram a implementar a tecnologia em seus sistemas, a fim de realizar testes e garantir que o lançamento geral ocorra sem problemas.

Entre eles, o Banco do Brasil (BB), que já conta com um piloto em andamento.

Ao Canaltech (responsável por esta reportagem), a instituição financeira informou que a fase atual, restrita a um pequeno público, compreende débitos nas contas de correntistas e ajuda a capturar dados para aperfeiçoar a jornada dos recebedores e pagadores.

“A disponibilização da funcionalidade para mais empresas com conta no BB ocorrerá em ondas a partir de novembro”, informou o BB.

“O débito em todas as instituições participantes do ecossistema Pix depende do lançamento pelo BCB.”

O Santander também vai antecipar a estreia em casa: em novembro, a empresa vai liberar o Pix Automático para pessoas físicas e jurídicas.

Contudo, esse serviço será restrito apenas para transações dentro do banco.

À reportagem, a companhia explica que a liberação do sistema para atender outras instituições financeiras depende da disponibilização geral do serviço no ecossistema Pix.

O banco espanhol também pretende utilizar esse período para coletar mais informações sobre o funcionamento da tecnologia.

No forno

Outras instituições financeiras já se preparam para implementar a novidade em seus sistemas.

Em nota ao CT, o Itaú explicou que está “evoluindo com a solução internamente” e “trabalha com agendas educacionais e de engajamento com os clientes”, no intuito de começar o piloto no início de 2025.

Nesse primeiro momento, assim como os demais, a novidade funcionaria apenas entre contas do mesmo banco.

A Caixa, por sua vez, disse apenas que “seguirá o cronograma estabelecido pelo Banco Central”.

O C6 Bank e Nubank também estão se preparando para lançar o recurso no futuro, mas não anteciparam mais informações sobre a liberação do serviço.

Já o PicPay ressaltou a existência de funções semelhantes para automatizar e agendar o uso do sistema de pagamentos instantâneos do BCB, mas não detalhou seus planos em relação ao uso futuro do Pix Automático.

Procurados, o Bradesco, BTG Pactual e o Inter não se manifestaram sobre os planos de lançamento do Pix Automático até o momento da publicação.

Pix Automático chega em 2025, prevê BCB

Os novos passos para a disponibilização do Pix Automático acontecem poucos meses após o Banco Central adiar o lançamento do serviço para junho de 2025, que antes previsto para outubro de 2024.

Com a disponibilização, a autoridade monetária leva mais um caminho para fazer pagamentos recorrentes com o Pix, dessa vez com foco em contas.

Através do serviço, os correntistas poderão configurar contas de luz, telefone, gás, e até mesmo serviços de streaming, para que a transação mensal ocorra de maneira automática todo mês.

Similar ao débito automático, mas sem a necessidade de firmar uma parceria entre a empresa que emite a fatura e os bancos.

Contudo, o Pix Automático e o Pix Agendado Recorrente não são a mesma coisa.

A seguir, confira as diferenças:

Pix Automático: as informações de pagamento são oferecidas pelo recebedor, que necessariamente precisa ser uma pessoa jurídica.

Além disso, as transferências ocorrem de forma recorrente e com autorização prévia;

Pix Agendado Recorrente: as informações são oferecidas pelo pagador, enquanto o recebedor pode ser uma pessoa física ou jurídica.

Além disso, cabe ao usuário pagador escolher a frequência dos pagamentos.

Bruno De Blasi — Canaltech

Leia também