Piloto declara “mayday” e volta às pressas para aeroporto em SP

Voo da Latam apresentou falha técnica seguia para Joanesburgo, na África do Sul, e fez pouso de emergência em São Paulo
Aeronave prepara-se para a decolagem: logo depois, tripulação solicitou pouso após piloto declarar “mayday” (usada na linguagem aeronáutica em casos de emergência). (Foto: reprodução)

Um voo da Latam que saiu do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na noite desta quinta-feira (22), com destino à cidade de Joanesburgo, na África do Sul, precisou voltar às pressas para o aeroporto paulista após o piloto declarar “mayday”.

A expressão inglesa é utilizada na aviação quando uma aeronave está em situação de perigo e funciona como um pedido de ajuda.

Um vídeo mostra o momento em que o piloto do voo LA8058 fala com a torre de comando do aeroporto em Guarulhos.

Após ter o pouso de emergência autorizado, o comandante pergunta aos funcionários da torre se há sinais de fogo na aeronave:

“Queria só confirmar se a torre visualiza algum sinal de fumaça”.

“Nenhum sinal de fumaça, mas os bombeiros já estão atrás de você”, responde um funcionário.

Logo depois, o mesmo homem completa a informação:

“Temos um report de pneu direito com fogo”.

Em nota, a Latam afirmou que o voo decolou às 18h03, mas precisou retornar ao aeroporto de origem por “questões técnicas”.

Segundo a companhia, o avião foi substituído e os passageiros foram acomodados em novo voo, que decolou no mesmo dia às 22h.

“A Latam lamenta os transtornos causados e prestou a assistência necessária aos passageiros”, diz trecho do comunicado.

“A companhia adota todas as medidas de segurança técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura para todos”, termina a nota da empresa.

Jessica Bernardo

Leia também