PF prende Renato Duque, ex-diretor de serviços da Petrobras

Condenado a cumprir pena de 39 anos de prisão, Duque estava foragido da justiça
O ex-diretor da Petrobras Renato Duque estava foragido desde o mês passado. (Foto: reprodução / Marcelo Camargo / Agência Brasil)

A Polícia Federal (PF) prendeu na manhã deste sábado (17), o ex-diretor de serviços da Petrobras Renato Duque.

Ele estava foragido da justiça desde o mês passado quando uma decisão da Justiça Federal do Paraná (JF-PR) decretou a prisão.

Duque foi condenado por corrupção e Lavagem de dinheiro no âmbito da Operação Lava Jato. Ele teve a pena fixada em 39 anos, dois meses e 20 dias de prisão em regime inicial fechado.

Renato Duque já tinha sido preso preventivamente em 2014. Seis anos depois, em 2020, foi solto em decorrência da concessão do benefício de liberdade provisória com o uso de tornozeleiras eletrônicas.

Desde sua primeira prisão, o ex-diretor da Petrobrás respondeu aos processos e recorreu das sentenças que o condenaram.

Mas coma a decisão da JF-PR do mês passado transitou em julgado — ou seja, é definitiva e não é mais possível recorrer da sentença.

Os agentes da PF, após levantamentos de dados de inteligência e informações compartilhadas pelo Núcleo de Capturas da PF no Rio de Janeiro, conseguiram localizar o ex-diretor de 69 anos, em uma casa no bairro Niterói, em Volta Redonda.

Duque foi encaminhado ao sistema prisional do estado, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Daniel Trevor — CNN

Leia também