A Polícia Federal (PF) informou que abriu inquérito para investigar a tentativa de invasão ao Palácio da Alvorada, ocorrida na madrugada deste sábado (24).
O caso foi revelado em primeira mão pela coluna Na Mira, do Metrópoles.
De acordo com a corporação, o início das investigações, por meio da instauração de inquérito policial, foi determinado pelo diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues. “Estão em curso medidas para localizar o veículo, bem como o responsável pela tentativa”, informou em nota.
A PF aguarda comunicação formal do Gabinete de Segurança Institucional, responsável pelos bloqueios e abordagem, relatando detalhes do ocorrido para auxiliar nas investigações.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estava no Palácio da Alvorada, em Brasília (DF), durante tentativa de invasão.
A assessoria de comunicação da Presidência da República confirmou que um carro tentou furar o bloqueio da rua que dá acesso aos Palácios do Jaburu e do Alvorada, mas informa que o veículo não chegou a se aproximar da residência oficial.
A ocorrência teve início pouco antes das 5h45, quando o motorista de um Ford Focus preto seguiu em direção à residência oficial, na Zona Cívico-Administrativa de Brasília.
Ele desobedeceu à ordem de parada e o veículo furou os pneus na “cama de faquir”.
Na tentativa de detê-lo, um segurança atirou duas vezes contra o veículo.
A coluna Na Mira mostrou que, ainda assim, o carro escapou em direção ao Palácio do Jaburu e, na tentativa de detê-lo, um segurança atirou duas vezes contra o veículo.
Até o momento, nenhum suspeito foi preso.
O veículo também não foi localizado.
A localização e prisão do motorista é absoluta prioridade.
Há câmeras na região, o carro deve ter placas e os tiros devem ter deixado marca no veículo.
O Palácio da Alvorada é uma das várias obras em Brasília idealizadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer (1907-2012).
Exemplar da arquitetura moderna brasileira, foi inaugurado em 1958 e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2007.
A edificação é composta de:
subsolo que abriga um auditório para 30 pessoas, Sala de Jogos, Almoxarifado, Despensa, Cozinha, Lavanderia e a Administração do Palácio;
térreo com salões utilizados pelo Presidente da República, para compromissos oficiais de governo;
primeiro andar que constitui a parte residencial do Palácio, onde se encontram quatro suítes e salas íntimas.
Mateus Salomão