Pelo menos cinco pessoas morreram e outras 10 ficaram feridas nesta sexta-feira (08), quando pacotes de ajuda humanitária lançados de aviões caíram sobre elas no campo de Al Shati, a oeste da Cidade de Gaza, de acordo com um jornalista no local que testemunhou o incidente.
Khader Al Zaanoun disse à CNN (responsável por esta reportagem) que testemunhou os pacotes de ajuda caindo dos aviões sobre o campo de Al Shati, mas não pode confirmar qual nação estava por trás do lançamento aéreo.
Muhammad Al-Sheikh, chefe do Departamento de Atendimento de Emergência do Complexo Médico Al Shifa, na cidade de Gaza, confirmou que cinco pessoas morreram no incidente.
Alguns dos feridos no incidente e transferidos para o hospital Al Shifa estão em estado grave, segundo Al-Sheikh.
Os EUA e outros países têm enviado ajuda humanitária por via aérea para Gaza, em meio a avisos das Nações Unidas de que centenas de milhares de pessoas no território palestino sitiado estão à beira da fome.
A primeira entrega dos EUA ocorreu no último sábado, entregando 38 mil refeições ao longo da costa de Gaza, numa operação combinada com a Jordânia.
Depois que os planos foram anunciados pelo presidente dos EUA, Joe Biden, na sexta-feira passada, as agências humanitárias os criticaram como ineficazes, dada a escala da necessidade em Gaza.
Richard Gowan, diretor da ONU do Grupo de Crise Internacional, disse:
“Os trabalhadores humanitários sempre reclamam que os lançamentos aéreos são boas oportunidades para fotos, mas uma péssima maneira de entregar ajuda”.
Abeer Salman, Khader Zaanoun, Sophie Tanno — CNN