Fiscalização flagra esgoto na rede para receber água de chuva

BRK foi notificada por infração ao Código de Meio Ambiente, que proíbe o lançar esgoto em galerias pluviais
Segundo o órgão do município, o flagrante da irregularidade foi na Rua São Miguel, no bairro do Poço: um poço de visita de esgoto direcionava os efluentes para a rede da drenagem urbana – concessionária BRK foi notificada por infração ao Código Municipal de Meio Ambiente, que proíbe o lançamento de esgoto nas galerias pluviais que deságuam no mar. (Foto: reprodução / Arquivo Seminfra)

Durante mais uma ação, a Operação Línguas Sujas, realizada em Maceió de forma integrada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), flagrou um extravasamento de esgoto que estava desaguando diretamente na rede de drenagem pluvial da Rua São Miguel, no bairro do Poço.

As equipes constataram o despejo em grande volume proveniente de um poço de visita de esgoto, que estava sendo direcionado para a tubulação de drenagem que é destinada exclusivamente à captação de águas das chuvas e que deságua no mar.

A presença de esgoto nesse sistema compromete a estrutura da drenagem, contamina a água e impacta diretamente o meio ambiente, incluindo as praias da cidade.

Diante da irregularidade, a Semurb notificou a BRK Ambiental, concessionária responsável pela gestão do esgotamento sanitário da região.

O lançamento de esgoto na rede de drenagem é proibido pelo Código Municipal de Meio Ambiente e configura crime ambiental, conforme estabelece a Lei Nº 4.548/96.

A Operação Línguas Sujas é uma iniciativa contínua em Maceió, com o objetivo de identificar e eliminar ligações clandestinas de esgoto.

Essas ligações ilegais representam uma ameaça direta à qualidade da água e à saúde pública.

ASCOM Seminfra

Leia também