Nove cidades alagoanas pedem reforço na segurança com tropas federais

Nas Eleições 2022, forças federais foram mobilizadas para o turno final em 27 municípios alagoanos
Presença de tropas federais em dia de votação em cidade do Amazonas: pelo protocolo, antes de decidir, Justiça eleitoral consulta o Estado sobre a capacidade de garantir a segurança com forças da PM. (Foto: reprodução)

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) recebeu até este sábado (14) pedido de reforço de tropas federais para o 1º turno das eleições 2024, no dia 6 de outubro, em nove cidades de Alagoas.

Nas eleições 2022, forças federais foram enviadas para o 2º turno em 27 municípios.

Municípios que pediram apoio das forças federais

Pindoba – 5ª Zona Eleitoral

Roteiro – 18ª Zona Eleitoral

Marechal Deodoro – 26ª Zona Eleitoral

Chã Preta – 28ª Zona Eleitoral

Junqueiro – 34ª Zona Eleitoral

Teotônio Vilela – 34ª Zona Eleitoral

Estrela de Alagoas – 46ª Zona Eleitoral

Campo Alegre – 47ª Zona Eleitoral

Limoeiro de Anadia – 47ª Zona Eleitoral

O TRE-AL informou que antes de decidir sobre os pedidos, vai checar com o Governo de Alagoas se as forças policiais estaduais têm condições de garantir a segurança nessas localidades.

Após a resposta do Estado, o relator do pedido de tropas, sempre um desembargador eleitoral, elabora seu voto e apresenta aos demais integrantes do Pleno.

Caso os desembargadores eleitorais decidam que é necessário o reforço federal na segurança das eleições municipais, o TRE encaminha ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que decide sobre os pedidos e define as localidades e o período de emprego das Forças Armadas.

Leia também