Museu Palácio Floriano Peixoto amplia horários de visitação

Com a mudança no horário de funcionamento, o MUPA agora oferece mais uma opção de visitação para alagoanos e turistas
Além de objetos históricos, Museu Palácio (antiga sede do Governo de Alagoas) recebe também exposições temporárias. (Foto: reprodução)

O Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa) passará a abrir também às segundas-feiras, ampliando o acesso do público ao seu vasto acervo histórico e artístico.

O equipamento cultural da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) estará aberto de segunda a sexta-feira com horários diferenciados, sendo segunda e sexta-feira, das 9h às 14h, e terça e quinta-feira, das 9h às 16h.

Localizado no histórico Palácio, o MUPA oferece uma viagem no tempo, permitindo que os visitantes conheçam a rica história política, artística e cultural de Alagoas.

O prédio, que foi sede do Governo de Alagoas e palco de importantes decisões políticas, foi transformado em museu em 2006, com o objetivo de preservar e resgatar a memória histórica do estado.

O acervo do espaço inclui peças de mobiliário dos séculos XIX e XX, além de uma coleção de cristais, pratarias, objetos decorativos e quadros de renomados pintores alagoanos, como José Zumba, Luis Silva, Miguel Torres, Lourenço Peixoto e Rosalvo Ribeiro. Além disso, o museu abriga os memoriais de Aurélio Buarque de Holanda e Lêdo Ivo, dois ícones da literatura alagoana.

“O Museu Palácio Floriano Peixoto é um espaço fundamental para a preservação da nossa memória e identidade cultural”.

“Com a ampliação dos horários de visitação, esperamos que mais alagoanos e turistas tenham a oportunidade de conhecer e se encantar com o rico patrimônio que o museu oferece”.

“Ele é um verdadeiro reflexo da história do nosso estado e um ponto de referência para a educação e o lazer de toda a família”, destacou a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.

“O Mupa é um lugar de imersão na história de Alagoas e uma verdadeira aula de cultura”.

“Com nosso novo horário, buscamos oferecer mais opções para que todos possam apreciar o nosso acervo, que conta não só com objetos históricos, mas também com exposições temporárias que renovam constantemente o espaço”, disse a supervisora do Museu, Cecília Melo.

Daniel Borges / ASCOM SECULT

Leia também