O baixista Aston “Family Man” Barrett, integrante da lendária banda Bob Marley and the Wailers, uma das mais influentes na popularização do reggae, morreu no último sábado (03), aos 77 anos, na Flórida (EUA).
A informação foi confirmada pelo filho do músico, o ator Aston Barrett Jr, que dará vida ele na cinebiografia de Bob Marley, prevista para chegar aos cinemas nas próximas semanas.
“Com o coração pesado, compartilhamos a notícia do falecimento de nosso querido Aston ‘Family Man’ Barrett após uma longa batalha médica”, escreveu. “Esta manhã, o mundo perdeu não apenas um músico icônico e a espinha dorsal dos Wailers, mas um ser humano notável cujo legado é tão imenso quanto o seu talento”, disse o filho de Barrett.
“Nossa família pede privacidade durante este momento desafiador, pois as palavras não podem expressar nossa profunda perda”, publicou o herdeiro, ainda no sábado.
“Aston Barrett foi o baixista original de Bob Marley and the Wailers, um pioneiro, um mentor e, o mais importante, um verdadeiro homem de família”, continuou a mensagem.
“Suas contribuições para a música foram reconhecidas com múltiplas homenagens”, prosseguiu, antes de elencar uma série de feitos do pai.
Em 2012, ele recebeu o prêmio pelo conjunto de sua obra da Bass Player Magazine.
Em 2020, foi eleito o baixista número um pela equipe da Bass Player Magazine, no ranking dos 20 baixistas lendários que moldaram o som do baixo elétrico.
“Em 2021, foi homenageado com a Ordem de Distinção (classe Comandante) nas Honras e Prêmios Nacionais no 59º Aniversário da Independência da Jamaica”, destacou Barrett Jr.
“A música de Aston trouxe alegria a milhões de pessoas e sua influência no reggae é incomensurável”.
“Ele era um homem de poucas palavras, mas suas palavras carregavam sabedoria, bondade e amor. Suas linhas de baixo não foram apenas a base da música dos Wailers, mas a pulsação de um gênero que tocou corações em todo o mundo”, acrescentou.
Ranyelle Andrade