Morre aos 93 anos o físico Rogério Cerqueira Leite

Leite foi um dos principais nomes da ciência no país; entre realizações está o projeto e construção do Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS)
Cerqueira Leite: uma das referências na Física, no Brasil, ele se formou pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), foi professor na Universidade de Campinas (Unicamp) e na Universidade de Paris – tendo sido, também, presidente de honra do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). (Foto: reprodução / Frame TV Brasil)

O engenheiro e físico Rogério Cezar de Cerqueira Leite faleceu na madrugada deste domingo (1º), aos 93 anos.

Formado pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), foi professor na Universidade de Campinas (Unicamp) e na Universidade de Paris.

Um dos maiores nomes da ciência no Brasil, também foi presidente de honra do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).

Leite deixa três filhos.

O sepultamento foi neste domingo, em cemitério em Campinas (SP).

Em nota, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que “Rogério Cerqueira Leite foi um dos nossos maiores cientistas e um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da pesquisa e avanços da ciência no Brasil”.

E completou:

“Em 93 anos de vida deixou contribuições em tantas áreas que seu legado continuará dando frutos e não será esquecido”.

“Meus sentimentos aos familiares, amigos, alunos e admiradores de Rogério Cerqueira Leite”.

O pesquisador foi um dos viabilizadores do projeto e construção do Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS) e o início da criação do CNPEM que, também em nota, afirmou:

“O falecimento de professor Rogério Cezar de Cerqueira Leite é sentido com grande pesar por todos os colaboradores do CNPEM e, certamente, por grandes entusiastas da ciência, tecnologia e inovação do Brasil”.

Agência Brasil; edição: Eduardo Correia

Leia também