Manifestantes entram em confronto com a polícia durante protesto contra megaprojeto de Milei

Megaprojeto regula da política econômica à privatização de estatais e é um dos pilares da reforma da nova administração federal
Manifestantes entram em confronto com a polícia argentina durante protesto contra megaprojeto de Javier Milei, um dos pilares da reforma da nova administração federal para enfrentar a pior crise econômica da Argentina em décadas, com uma inflação superior a 200%. (Foto: reprodução / Todo Noticias)

Manifestantes entraram em confronto com a polícia na Argentina, nesta quarta-feira (31), durante protesto contra o megaprojeto de lei de Javier Milei, que começou a ser analisado pela Câmara Baixa do Congresso Nacional.

O governo de Milei tenta garantir votos suficientes para conseguir aprovar o conjunto de medidas.

Entretanto, a oposição se comprometeu a se opor a ele.

O megaprojeto de lei, que regula desde a política econômica à privatização de estatais, é um dos pilares da reforma da nova administração federal para enfrentar a pior crise econômica da Argentina em décadas, com uma inflação superior a 200%.

Este é seu primeiro grande teste para Javier Milei desde que assumiu o cargo, em dezembro de 2022, após uma surpreendente vitória para o economista, que se tornou conhecido como um comentarista de televisão com comentários ácidos, prometendo reduzir os gastos e o tamanho do Estado.

Ainda assim, Milei enfrenta um grande desafio para aprovar o projeto de lei, já que sua coalizão é minoria em ambas as Câmaras, o que significa que ele precisa conquistar aliados.

Seu governo retirou uma seção fiscal do projeto de lei na semana passada para aumentar o apoio.

Se o megaprojeto for aprovado na Câmara dos Deputados, em debate que provavelmente se estenderá além desta quarta-feira, será encaminhado na próxima semana para o Senado.

Os investidores estão observando de perto, na esperança de que a versão reduzida seja aprovada, o que fortaleceria os mercados locais.

Com informações da Reuters

Leia também