O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou de volta o embaixador do Brasil em Tel Aviv, Frederico Meyer, nesta segunda-feira (19).
A convocação acontece após a repercussão das falas de Lula sobre a Guerra de Israel.
A convocação do chefe da missão diplomática de um país em outra nação representa uma sinalização de que há uma crise na relações bilaterais.
Outra ação nesse mesmo sentido foi a adotada pelo governo de Israel, anunciada no domingo (18) e formalizada nesta segunda-feira (19): a convocação do embaixador brasileiro em Tel-Aviv para prestar esclarecimentos.
Em meio à crise diplomática com o governo de Israel, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne nesta segunda-feira (19) no Palácio da Alvorada com o assessor especial da presidência Celso Amorim.
Os ministros Paulo Pimenta (Secom) e Alexandre Padilha (Relações Internacionais) Jorge Messias (Advocacia Geral da República) também participam.
A expectativa é de que o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, faça uma declaração sobre o caso ainda nesta segunda-feira (19).
Segundo apuração da CNN (responsável por esta reportagem), Lula deixou claro que quer manter o posicionamento contra as ações do governo israelense, mas quer reforçar que a crítica não se estende ao povo judeu.
Teo Cury – CNN