Na noite do domingo (11), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), marcou presença no desfile da Beija-Flor de Nilópolis, uma das escolas de samba mais emblemáticas do Rio de Janeiro.
O político, um dos integrantes, no Congresso, da bancada de Alagoas (cuja capital, Maceió, foi homenageada pela agremiação), desfilou ao lado de membros da escola, em um evento que levantou questões sobre financiamento público, relações políticas e conexões com o mundo do jogo do bicho.
O político estava com crachá e trajes da presidência da escola, assim como o prefeito JHC (PL).
Comentaristas políticos e formadores de opinião registraram a presença de Lira na avenida, em contraste com a operação que permitiu essa parte do financiamento à escola.
“Vejam para onde vai o dinheiro das emendas parlamentares”, escreveu Renata Fontenelle, em postagem na rede social X (antigo Twitter).
“A Beija-Flor de Nilópolis recebeu 8 milhões de reais de EMENDA PARLAMENTAR para homenagear Maceió, a cidade do presidente da câmara. E quem desfilou à frente da escola de samba Beija-Flor? Arthur Lira”, escreveu.
A Beija-Flor, que recebeu um montante significativo de dinheiro público, no valor de 8 milhões de reais, através de emendas parlamentares, para a elaboração do enredo em homenagem a Maceió, foi muito criticada nas redes sociais.
Durante o desfile, Arthur Lira foi flagrado cumprimentando Anísio Abrão David, presidente de honra da Beija-Flor, uma figura com histórico controverso no mundo do jogo do bicho, tendo sido condenado anteriormente por envolvimento com tal prática ilegal.
“Arthur Lira ao lado de Anisio Abraão na passarela do samba, homenageando Maceió, que pagou 8 milhões à Beija-Flor”, também registrou o jornalista Fernando de Barros e Silva, que foi colunista do jornal Folha de S.Paulo, em que editou os cadernos “Brasil” e “Painel”, e hoje é diretor de redação da revista Piauí.
“Achei didático”, ironizou.
“Isso aqui, ô, ô… é um pouquinho de Brasil, iá iá”, concluiu.
O jornalista Ricardo Noblat escreve, na mesma rede social:
“O deputado federal Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, desfila na Beija-Flor de Nilópolis neste domingo (11), pelo Grupo Especial do Rio”, relatou, na postagem, cuja imagem que traz para ilustrar mostra Lira cumprimento o ex-comandante do jogo do bicho carioca.
“A escola é a segunda da noite e conta a história de Rás Gonguila, figura histórica do carnaval de Maceió, cidade de origem de Lira”.
“Na concentração, ao lado do deputado federal Dr. Luizinho (PP-RJ), Lira cumprimentou Anísio Abrão David, presidente de honra da Beija-Flor que já foi condenado na Justiça por fazer parte da cúpula do jogo do bicho no Rio de Janeiro”, continuou.
“Os governos realizam parcerias público-privadas, incentivam a cultura”, escreveu o jornalista, referindo a justificativa do presidente da Câmara para a operação que destinou o dinheiro público do maceioense para a agremiação.
“Ninguém pode desconhecer que a escola de samba é um movimento democrático”, continuou.
“Independentemente de como chegou até aqui, o carnaval é fundamental da cultura brasileira”, disse Lira, ao ser perguntado pela Folha sobre a relação entre políticos e contraventores – traz a postagem de Noblat.
“O presidente da Câmara afirmou ser torcedor da escola”, continuou o colunista, que assina o Blog do Noblat.
“É a minha escola do coração. Sou Beija-Flor desde criancinha. Sempre venho aqui, fico nos camarotes, mas é a primeira vez que desfilo. E ontem estava em cima do trio elétrico de Bell Marques, em Salvador.” (Uol)
Brasil 247 e redes sociais