O ranking de frutas da plataforma internacional TasteAtlas, atualizado em 15 de abril, colocou a jabuticaba na sétima posição entre as melhores do mundo, segundo avaliações dos usuários do site.
É a única brasileira no top 10 da lista, que conta com 94 espécies no total — o açaí ficou na 20ª posição, o guaraná na 36ª e o fisális na 63ª.
A jabuticaba é rica em vitamina C, quercetina e tanino, compostos com ação antioxidante e que combatem o excesso de radicais livres no organismo, ajudando a evitar rugas e flacidez.
Benefícios da jabuticaba
A casca da jabuticaba tem antocianinas.
O consumo de antocioaninas é saudável, pois, protege contra danos hepáticos, degradação do colágeno e gástrico, bem como são ótimos na diminuição do colesterol e combate os radicais livres, além disso auxiliam na memória, disposição física e possuem propriedade anti-inflamatória.
Já a polpa da fruta tem a presença de ferro, fósforo, vitamina C.
O consumo de ferro é excelente para o combate a anemia, já o fósforo atua no combate ao estresse e aumenta a imunidade do organismo.
Por fim, a presença da vitamina C é um aliado enriquecedor no combate a gripe, bem como no fortalecimento de ossos e dentes.
Jabuticaba é eleita a sétima melhor fruta do mundo
Prós
Favorecer a perda de peso
Prevenir câncer
Melhorar o funcionamento do intestino
Auxiliar no tratamento da depressão
Ajudar a controlar a diabetes
Diminuir o colesterol “ruim”
Prevenir flacidez e o envelhecimento precoce
Regular a pressão alta
Prevenir lesão muscular
Proteger o fígado
Fortalecer o sistema imunológico