O Instituto Médico Legal (IML) Estácio de Lima iniciou na manhã de segunda-feira (25), a liberação dos corpos das vítimas da tragédia em União dos Palmares.
De acordo com o chefe especial do IML de Maceió, Felipe Porciúncula, ao todo foram recolhidos 16 corpos no local da tragédia, um corpo no Hospital Regional da Mata (HRM) e um terceiro, de vítima que morreu no Hospital Geral do Estado (HGE).
Entre a noite do domingo (24) e a madrugada desta segunda-feira (25), 15 necropsias foram realizadas.
A identificação de um número significativo de vítimas foi agilizada pela equipe de necropapiloscopia, que já confirmou a identidade de 11 corpos.
O incidente, que resultou em 18 mortes, mobilizou rapidamente a equipe do IML, que segue com as atividades normalizadas e a identificação das vítimas quase concluída.
A coordenação do IML explicou que o Plano de Defesa para tragédias em massa foi colocado em prática, com a mobilização de um número significativo de profissionais.
Além dos dois médicos legistas que se deslocaram até o local do acidente, a equipe do IML de Maceió contou com a participação de seis médicos legistas, sete técnicos forenses, dois odontolegistas, dois papiloscopistas, um auxiliar administrativo e mais de 10 servidores terceirizados, incluindo motoristas, maqueiros, auxiliares de limpeza e técnicos administrativos.
Agora, com os procedimentos internos praticamente concluídos, o IML de Maceió se concentra no atendimento às famílias das vítimas, com a expectativa de liberar todos os corpos ainda no início da manhã de segunda-feira.
Para isso, é necessário concluir a confirmação de identidade e a comprovação de parentesco.
De acordo com o instituto, “o IML, mais uma vez, demonstrou sua capacidade de resposta rápida a eventos de grande magnitude, com estrutura física adequada e recursos humanos preparados para lidar com situações como essa, aliviando a dor das famílias e oferecendo um serviço eficiente em momentos de tragédia”.
Aarão José – ASCOM Polícia Científica