Hospital da Criança de Alagoas inaugura primeiros leitos de saúde mental infantil

Sofrimento psíquico entre crianças e pré-adolescentes é o foco do atendimento – inédito no estado
Neste primeiro momento serão quatro leitos de saúde mental infantil funcionando mas a previsão é o número seja ampliado para oito: segundo as autoridades estaduais de saúde, um “um passo histórico na assistência à saúde mental infantil”. (Foto: reprodução / Brunno Afonso / ASCOM SESAU)

O Hospital da Criança de Alagoas (HCA), em Maceió, passou a contar com quatro leitos para atendimento psicossocial pediátrico e, posteriormente, o número deve passar para oito.

Os leitos, os primeiros do Estado para este atendimento especializado, entraram em operação nesta terça-feira (10).

A iniciativa busca suprir o vazio assistencial na área, atendendo crianças de até 12 anos e, em casos específicos, pré-adolescentes.

A supervisora de Atenção Psicossocial da Sesau, Tereza Cristina Tenório, explica que os atendimentos para saúde mental infantil serão feitos por meio do Sistema de Regulação do Estado.

“Estes leitos são mais uma conquista da Sesau. Temos os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) no Estado e, esses novos leitos irão reforçar a assistência”.

“Estimamos que crianças até 12 anos e algumas situações de pré-adolescentes, com 13 anos, também podem ser atendidos aqui. Inicialmente serão abertos quatro leitos e depois mais quatro para transtornos diversos em crianças em sofrimento mental, que praticam mutilação, tentativa de suicídio, por exemplo”, disse.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, salientou a importância da iniciativa para o avanço da saúde pública em Alagoas.

“Com a abertura destes quatro leitos de saúde mental no Hospital da Criança, o Governo de Alagoas mostra a sua preocupação com os nossos pequeninos”.

“Esses leitos atuarão como retaguarda, visando acolher nossas crianças em sofrimento psicossocial”, pontuou o gestor da saúde estadual.

Equipe multidisciplinar

O assessor médico de saúde mental, Saulo Emanuel, destacou que as crianças poderão contar com uma equipe multidisciplinar preparada para atendê-los, juntamente com suas famílias.

“Sabemos que os desafios psicológicos com esse sofrimento psíquico, que pode ser iniciado desde a infância, não é algo que a gente consegue restringir apenas à população adulta”.

“Por isso, sabemos a necessidade do cuidado para as crianças que precisam de um tratamento diferenciado”, frisou.

O diretor médico do HCA, pediatra Roney Damacena, falou durante a inauguração sobre a felicidade em abrir os novos leitos.

“Aqui vamos acolher de forma segura e humanizada as crianças. Nós temos equipes capacitadas e que vem com toda força e entusiasmo para oferecer um serviço de excelência para essas crianças”.

“Agradeço ao governador Paulo Dantas e a todas as equipes envolvidas nesse processo”, ressaltou.

Suely Melo — ASCOM / SESAU

Leia também