Hemoal Arapiraca vai funcionar até meio-dia neste sábado

Horário foi reduzido por necessidade de manutenção de refrigeração
Hemocentro de Arapiraca: horário reduzido neste sábado para manutenção no sistema de refrigeração do prédio, visando padrões exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). (Foto: reprodução/Carla Cleto)

A Unidade Arapiraca do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), situada no bairro Eldorado, funcionará para coleta de sangue e atendimento hematológico até meio-dia deste sábado (11).

A redução do horário se deve à necessidade de realizar manutenção no sistema de refrigeração do prédio, visando assegurar o funcionamento dentro dos padrões exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Entretanto, o Núcleo de Dispensação de Sangue irá funcionar normalmente, sem interrupções, para fornecer hemocomponentes às maternidades e hospitais situados nos 46 municípios que integram a II Macrorregião de Saúde, formada pelo Agreste, Sertão e Baixo São Francisco. Por ser um serviço de urgência e emergência, o Hemoal Arapiraca só pode funcionar de acordo com as normas técnicas estabelecidas por portarias do Ministério da Saúde (MS) e, por isso, a necessidade de realizar manutenções periódicas.

“Todos os hemocentros brasileiros seguem rígidas normas técnicas com relação à captação, processamento e dispensação do sangue. E para que isso ocorra, temos que realizar manutenções preventivas e corretivas em nossos postos de coleta. Por isso, necessitamos reduzir o horário de coleta de sangue nestes dois dias, mas a população coberta pelo Hemoal Arapiraca pode ficar tranquila que não faltará sangue para atender a demanda transfusional”, assegurou a diretora do órgão, a assistente social Aurélia Fernandes.

Para se candidatar à doação de sangue, os voluntários devem ter idade entre 16 e 69 anos

Critérios para Doação

Ela lembrou que os voluntários que desejam se candidatar à doação voluntária de sangue no Hemoal Arapiraca devem seguir as especificações do Ministério da Saúde (MS). Além de ter idade entre 16 e 69 anos, no mínimo 50 quilos e portar um documento de identificação com foto, os voluntários devem estar bem de saúde, alimentados e usando máscara.

“É importante ressaltar que as pessoas acometidas por doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos não podem doar sangue. Os voluntários que estejam com Covid-19, Influenza ou gripados, devem se recuperar e aguardar mais dez dias para se candidatar à doação, e se fizeram tatuagem, maquiagem definitiva ou colocaram piercing, é necessário esperar 12 meses”, informou Aurélia Fernandes.

Josenildo Torres

Leia também