Todos os anos, multidões de turistas são atraídas para a cidade de Harbin, no norte da China, em busca do Harbin Ice and Snow Sculpture Festival; um dos festivais de inverno mais conhecidos do mundo.
Celebrado no começo do ano, ou seja, no auge do inverno chinês, o evento é marcado por esculturas gigantes feitas inteiramente de neve e gelo.
Em Harbin, durante o inverno da China, há uma tradição antiga de esculpir lanternas de gelo; uma maneira prática de impedir que o vento apague as chamas. O fogo não se apaga porque está envolto em gelo e o gelo não derrete por causa das temperaturas frias da região.
Na década de 1980, anos após a Revolução Cultural, as lanternas se consolidaram como uma forma de expressão artística e ficaram famosas em todo o mundo.
O número de visitantes, claro, aumentou.
Assim, surgiu a ideia de construir uma cidade de gelo e neve em Harbin e o conceito do Harbin International Ice and Snow Festival.
O primeiro Festival Internacional de Gelo e Neve de Harbin foi realizado em 1985. Hoje, o evento é o maior do gênero no mundo e reúne artistas de todos os cantos para confeccionar esculturas de gelo que impressionam tanto por seu tamanho quanto pela complexidade.
O festival é composto por quatro parques temáticos principais: Harbin Ice Lantern Show, Harbin Ice and Snow World, Songhua River Ice Snow Happy Valley e o Harbin Sun Island International Snow Sculpture Art Expo.
O Harbin Ice Lantern Show, realizado no Zhaolin Park, foi o evento que deu origem ao festival. Sendo assim, esse é mais antigo e tradicional dos parques temáticos de Harbin. Nele, você encontra muitas lanternas e esculturas de gelo, que variam de enormes recriações de edifícios icônicos a animais e interpretações de lendas antigas.
Harbin Ice and Snow World concentra as esculturas gigantes
Essa é a maior atração turística e a principal razão pela qual as pessoas viajam para Harbin.
O Ice and Snow World é onde você encontrará as famosas e gigantescas esculturas do festival.
Além da exposição das obras, a área reserva muitas experiências e atividades de inverno, incluindo escorregadores, escalada no gelo, labirintos de gelo, combate na neve, patinação e futebol na neve.
A maioria das atrações do complexo está incluída no ingresso.
Adição mais recente do festival de Harbin, o Songhua River Ice Snow Happy Valley ganha vida sobre o Rio Songhua, que fica completamente congelado durante o inverno.
O ideal é visitar a atração durante o dia, pois o local oferece uma variedade de atividades, como patinação no gelo, trenó de neve, kart e muito mais.
O Harbin Sun Island International Snow Sculpture Art Expo (Exposição Internacional de Arte de Esculturas de Neve) é outro evento importante do Festival de Gelo e Neve de Harbin. Nessa área, ficam apenas as maiores e melhores obras de arte, feitas por artistas dos quatro cantos do planeta.
O que fazer em Harbin além do festival?
Quem pensa que Harbin se resume apenas ao Festival de Gelo e Neve está muito enganado. Tanto na cidade como nos arredores, há um mundo de atrações para completar a sua programação de viagem. Confira algumas ideias:
Visitar a Catedral de Santa Sofia, de 1907;
Fazer compras na rua Zhongyang;
Relaxar nas fontes termais de Yingjie Hot Springs;
Ver tigres siberianos de pertinho no Siberian Tiger Park;
Conhecer o vilarejo de inverno “China Snow Town”;
Provar a culinária local, que mistura sabores chineses e russos.
Além disso, se você deseja viver uma aventura inesquecível das montanhas, vale passar alguns em Yabuli, a maior estação de esqui da China, localizada a apenas 230 km de Harbin. Os viajantes podem experimentar muitas atividades na estância, incluindo esqui alpino, snowboard, esqui cross country e snowmobile.
Oficialmente, o Harbin Ice and Snow Sculpture Festival tem sua cerimônia de abertura marcada para dia 5 de janeiro e dura até o fim de fevereiro.
Dependendo do clima, o evento pode se estender um pouco mais.
Durante essa época, o clima de Harbin é bem frio, então vá preparado(a). A temperatura média no inverno é de -14,2 ℃ e o mês mais frio é janeiro, com temperatura média de -19,6 ℃.
Para chegar em Harbin, há duas opções principais: voo e trem (normal e de alta velocidade) a partir de Pequim.
O Aeroporto Internacional de Harbin Taiping está localizado a sudeste de Harbin, a cerca de 40 minutos de carro, enquanto a Estação Ferroviária de Harbin está situada no centro da cidade.