Governo federal entrega 1.651 moradias pelo programa Minha Casa Minha Vida

Foram entregues unidades de obras paralisadas – e retomadas em atual governo – em quatro cidades brasileiras

Maceió foi uma das cidades agraciadas com a entrega de casas populares pelo programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal.

Na cidade, foram entregues 384 unidades.

“Hoje foi um dia incrível para as famílias do programa Minha Casa Minha Vida, do governo do presidente Lula, que foram agraciadas com as novas moradias dos residenciais Mário Peixoto Costa I e II”, citou o deputado federal Paulão (PT), ao mencionar a cerimônia, realizada na manhã desta segunda-feira (23).

O registro foi feito em postagem em seu perfil, em rede social.

Além da capital alagoana, o evento, de forma simultânea, marcou a entrega também nas cidades de Aracruz (ES), São Vicente (SP) e Santa Maria da Vitória (BA), contando com o discurso virtual proferido pelo presidente Lula, diretamente de Brasília (DF), onde o presidente está em recuperação da cirurgia ortopédica por que passou, há duas semanas.

Ao todo 1.651 moradias foram entregues pelo Governo Federal.

“Junto com o governador Paulo Dantas e o ministro Renan Filho, estivemos em sintonia direta com o presidente, inaugurando esta conquista do governo federal”, enfatizou Paulão.

“Foram entregues 384 unidades residenciais para as famílias que residem no bairro Santos Dumont”, concluiu o parlamentar.

O programa Minha Casa, Minha Vida, sob a gestão do Ministério das Cidades, foi retomado e aprovado pelo Congresso Nacional em 13 de junho. Este é o maior programa de habitação do Brasil, com a meta ambiciosa de contratar dois milhões de novas unidades até 2026.

O governador Paulo Dantas enfatizou a importância da retomada do programa para elevar a dignidade das famílias, proporcionando moradias de qualidade.

Diretamente de Brasília, o presidente Lula reafirmou que o Brasil está voltando a crescer e que o desenvolvimento de um país passa pela dignidade da população, oferecendo moradias de qualidade, gerando empregos e renda.

“Nós retomamos o Minha Casa, Minha Vida, e tudo que estava parado, porque o governo anterior não sabia construir casa para os pobres. Não apenas retomamos o programa, mas também pretendemos construir dois milhões de casas até o final de 2026. O povo precisa de casa boa, precisa de emprego e renda e só assim o nosso país vai seguir crescendo”, afirmou o presidente.

Em cada evento, entre os quatro simultâneos, um ministro representou o Governo Federal na entrega das habitações.

“Passamos quatro anos de atraso, de obras paradas ou obras que interessavam apenas a uma parcela pequena da sociedade. Agora o Brasil está voltando a crescer, voltando o rumo do desenvolvimento. Aqui em Alagoas o governador Paulo Dantas já está preparando para entregar muito mais moradias. Serão quatro anos de muita dignidade para o povo”, disse o ministro Renan Filho.

Iniciado em 2018 pelo então prefeito de Maceió, Rui Palmeira – atual secretário de Estado da Infraestrutura –, o Residencial Mário Peixoto Costa I e II teve suas obras paralisadas nos últimos anos. Hoje, totalmente concluído, é dividido em dois módulos, com 192 apartamentos cada. São 8 blocos de 4 andares, com 12 apartamentos por andar.

Com o presidente Lula, o empreendimento recebeu um investimento total de R$ 30,7 milhões do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e está equipado com três escolas, três creches e um posto de saúde, tudo a uma distância de menos de 2 km. Com essa entrega, o estado de Alagoas já totaliza 993 unidades entregues.

Durante a solenidade, o secretário Rui Palmeira relembrou que o processo para a construção do residencial teve início durante sua gestão como Prefeito de Maceió, em 2018, com a assinatura do convênio com a Caixa Econômica. “Com muito orgulho deixamos esses apartamentos em construção, não só esses, deixamos 6 mil unidades habitacionais em construção que estão sendo entregues pela gestão do nosso governador Paulo Dantas”.

O evento contou com a participação do senador Renan Calheiros, dos deputados federais Paulão, Luciano Amaral e Rafael Brito, dos deputados estaduais Silvio Camelo, Remi Calheiros, vereador Joãozinho, além de secretários de estado, prefeitos e demais autoridades.

Leia também